Sem espaço no Liverpool, Chiesa pode voltar a jogar no futebol italiano
Meia-atacante não conseguiu se firmar no futebol inglês por causa de problemas físicos
Meia-atacante não se firmou na Inglaterra (Crédito: Cody Froggatt/News Images)
Uma das maiores promessas do futebol italiano nos últimos dez anos, o meia-atacante Federico Chiesa não conseguiu se firmar devido ao alto número de lesões que teve na carreira. Surgiu na Fiorentina (ITA) e explodiu, chamando atenção da Juventus (ITA), onde teve ótimo início, mas foi perdendo espaço até ser negociado com o Liverpool (ING) em agosto do ano passado. Em Anfield novamente sofreu com problemas físicos e chegou a ficar fora da lista da pré-temporada deste ano. Em baixa, ele vê seu nome ligado a um retorno ao Calcio. Os rivais Internazionale (ITA), Milan (ITA) e Roma (ITA) são os favoritos a contratá-lo na próxima janela de transferências.
LEIA MAIS: Sem acordo para renovação, goleiro do Milan desperta interesse de Chelsea, Inter e Juventus
LEIA MAIS: Manchester United avalia técnico e prepara dispensa de Casemiro e mais 10 jogadores
Na atual temporada, Chiesa tem bons números apesar da pouca utilização. São dois gols e três assistências em apenas 380 minutos e 14 jogos, sendo titular em apenas dois, pela Copa da Liga Inglesa. Na Premier League e na Uefa Champions League são 12 jogos, todos saindo do banco de reservas. Mesmo com a alta média de participações em gols por minutos jogados — uma a cada 76 — ainda não convenceu o técnico Arne Slot de que pode ser utilizado mais vezes. Nem a péssima fase do Liverpool, atualmente na 12ª posição da Premier League, fez o holandês mudar de ideia.
GATTUSO FAZ MISTÉRIO SOBRE RECUSA
O italiano gerou polêmica recentemente por recusar uma convocação para a seleção de seu país. O técnico Gennaro Gattuso chamou Chiesa para os últimos dois jogos da fase de grupos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, mas o jogador preferiu ficar em casa.
– Converso com ele com frequência. Precisamos respeitar as decisões e os problemas que cada um tem. Sabemos bem o que falamos um ao outro, e devo respeitar o que o jogador me diz. É um problema dele, não meu e da minha comissão técnica. Não posso acrescentar mais nada – disse o treinador, mantendo o mistério da ausência.
Caso deixe a Inglaterra, Chiesa provavelmente será envolvido num empréstimo, pois tem contrato até junho de 2028 com os Reds, que investiram 12 milhões de euros em sua contratação. Dificilmente algum dos interessados chegará neste valor pela desconfiança que o mercado tem com Chiesa.

