Cruzeiro perto de anunciar contratação de zagueiro do Internacional
Vitão, que era alvo do Flamengo e de clubes europeus, está próximo de defender clube mineiro em 2026
Vitão, zagueiro do Internacional (Foto: Ricardo Duarte/Inter)
O Cruzeiro está muito próximo de anunciar sua primeira grande contratação desde a chegada do técnico Tite. Trata-se do zagueiro Vitão, de 25 anos, titular absoluto e um dos principais destaques do Internacional nas últimas temporadas. A negociação envolve valores financeiros e a troca de jogadores entre os clubes, em uma das movimentações mais relevantes desta janela de transferências do futebol brasileiro.
De acordo com informações do GE, a Raposa vai pagar 7 milhões de euros por 80% dos direitos econômicos de Vitão, além de ceder, em definitivo, o zagueiro João Marcelo ao Internacional. O acordo ainda prevê o empréstimo do volante Japa ao clube gaúcho. A operação reforça o planejamento da diretoria cruzeirense em atender às demandas de Tite, que busca fortalecer o sistema defensivo para a sequência da temporada.
Quer apostar no futebol? Confira os palpites de hoje
LEIA MAIS: Revelação do Palmeiras é alvo do Sporting, de Portugal
LEIA MAIS: Destaque na final, Bidon desperta interesse de gigantes do futebol europeu
Vitão vinha sendo bastante cobiçado no mercado. Além do Cruzeiro, o defensor despertou o interesse do Flamengo e de clubes europeus como Benfica, de Portugal; Betis, da Espanha; e Galatasaray, da Turquia. O clube carioca, inclusive, chegou a apresentar uma proposta de 4 milhões de euros, além do abatimento da dívida do Internacional pela compra de Thiago Maia — valor que gira em torno de 5 milhões de euros. A oferta, no entanto, foi recusada pelo Colorado.
No Cruzeiro, Vitão chega para aumentar a concorrência no setor defensivo. Atualmente, Tite conta com Fabrício Bruno e Villalba como titulares em 2025, além de Jonathan Jesus, que está na mira do Zenit, da Rússia. O jovem zagueiro pode ser envolvido em uma eventual troca pelo meia Gerson. Caso a saída se concretize, a tendência é que a diretoria busque mais uma opção para a zaga, ampliando o elenco à disposição do treinador.
Do ponto de vista do Internacional, a negociação é estratégica. Vitão tem contrato até o fim de 2026, o que tornava esta a última janela para uma venda por valor elevado, já que o jogador poderia assinar um pré-contrato a partir de junho do próximo ano. Contratado em 2022, o zagueiro acumulou 192 partidas, com três gols e três assistências, sendo peça fundamental no sistema defensivo colorado.

