Dembélé ganha mais um prêmio de melhor jogador do mundo
Agora foi a vez do francês ser eleito no Globe Soccer Awards. PSG foi eleito o melhor clube do ano
Trio do PSG exibe os troféus conquistados na premiação (Crédito: Fabio Ferrari/LaPresse/Alamy Live News)
Ousmane Dembélé encerra 2025 de forma definitiva no topo do futebol mundial. Neste domingo, o atacante francês foi eleito o Melhor Jogador do Mundo no Globe Soccer Awards, premiação organizada em parceria pela Associação Europeia de Clubes (ECA) e pela Associação Europeia de Agentes de Jogadores (EFAA), em Dubai. O reconhecimento coroa uma temporada histórica do camisa 10 do Paris Saint-Germain.
A conquista se soma a outros prêmios de peso já recebidos por Dembélé ao longo do ano. O francês também venceu a Bola de Ouro e o The Best, da Fifa, consolidando-se como o grande protagonista do futebol internacional em 2025. Aos 28 anos, ele foi peça central em uma campanha extremamente vitoriosa do PSG, que levantou praticamente todos os títulos que disputou.
LEIA MAIS: Manchester City avalia Semenyo e projeta mudanças no elenco
LEIA MAIS: Após críticas, Léo Ortiz quebra o silêncio e explica ausência nos pênaltis do Flamengo
Na última temporada europeia, o Paris Saint-Germain conquistou a Liga dos Campeões, o Campeonato Francês, a Copa da França, a Supercopa da França e, mais recentemente, o título da Copa Intercontinental. O desempenho coletivo refletiu diretamente na premiação, já que o clube francês também foi eleito o Melhor Clube do Ano no Globe Soccer Awards.
Individualmente, os números de Dembélé impressionam. Na temporada 2024/25, o atacante participou diretamente de 49 gols em 53 partidas, somando 35 gols marcados e 14 assistências distribuídas nas cinco competições disputadas pelo PSG. Apenas na Ligue 1, foram 21 gols, desempenho que o colocou como artilheiro do campeonato, empatado com Mason Greenwood, do Olympique de Marselha.
O domínio do PSG na premiação foi evidente. Além de Dembélé como melhor jogador, o clube levou os troféus de Melhor Treinador, com Luis Enrique, Melhor Meia, com Vitinha, Melhor Jovem Jogador, com Desiré Doué, além dos prêmios de Melhor Presidente e Melhor Diretor Esportivo, entregues a Nasser Al-Khelaifi e Luís Campos, respectivamente.
Vale lembrar que, na edição de 2024 do Globe Soccer Awards, o eleito como melhor jogador do mundo havia sido o brasileiro Vini Jr., então destaque do Real Madrid.
A edição de 2025 ainda premiou nomes como Cristiano Ronaldo, melhor jogador do Oriente Médio, Lamine Yamal, vencedor dos prêmios de melhor atacante e artilheiro, além de homenagens a ídolos como Andrés Iniesta, Hidetoshi Nakata e Diogo Jota, falecido em julho.

