Home DESTAQUE Filipe Luís é destaque em jornal espanhol: ‘Um milagre raramente visto’

Filipe Luís é destaque em jornal espanhol: ‘Um milagre raramente visto’

Técnico do Flamengo recebe elogios na publicação do Diario As que o coloca com projeção excepcional

Por Emerson Silva em 06/12/2025 12:09 - Atualizado há 2 meses

Filipe Luís virou reportagem do jornal As (Foto: Sipa US/Alamy Live News)

O técnico do Flamengo, Filipe Luís, voltou a ganhar as páginas da imprensa espanhola. Depois de vencer o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores na última semana, o diário espanhol As dedicou um grande texto para falar sobre a ascensão meteórica do treinador de 40 anos. Na reportagem, o jornalista Juan Lopesino conta um pouco da história de Filipe Luís desde que pendurou as chuteiras até os dias de hoje.

Usando termos como “um milagre raramente visto no futebol” e “treinador com uma projeção excepcional”, o diário deixa claros os motivos pelos quais o Flamengo passou a conquistar os títulos e hoje é detentor de todos os troféus disputados no país.

“Filipe Luís venceu o Brasileirão com o Flamengo, quarta-feira, para completar uma campanha dos sonhos, e suas últimas palavras após comemorar o título foram: ‘Temos que querer mais’. Uma mensagem que resume sua mentalidade. Isso não para demais para pensar nos sucessos alcançados e no fato de ele já estar pensando em novos desafios”, diz parte da publicação.

O texto passa ainda pelas referências que o treinador pegou através dos anos como jogador, como Jorge Jesus e, principalmente, Diego Simeone. Além disso, o jornalista relembra a participação do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes. Embora não tenha vencido, essa passagem pelos EUA, o “As” classifica como “digna”.

“Por outro lado, o tempo do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes não deve ser esquecido. Uma vitrine para toda a equipe e para o próprio Filipe Luís, que provou seu valor com uma vitória contra o Chelsea, campeão a posteriori, ou o Bayern, contra quem perdeu com grande dignidade.”

Diário conta o segredo do Flamengo de Filipe Luís

A reportagem, no entanto, não fica apenas na parte dos títulos e resultados do técnico Filipe Luís. O autor do texto explica como o treinador escala o Flamengo e o que fez para torná-lo uma equipe dominante e vencedora na América do Sul.

“O brasileiro utiliza um esquema 4-2-3-1 no qual os laterais têm um papel enorme no jogo. Ele está comprometido com as constantes adições que protege com aquela dupla de meio-campistas que sempre fornece critérios e ordem”, publicou, e seguiu:

“Dessa área em que Jorginho e Pulgar se destacaram este ano, Filipe Luís está comprometido com o talento puro. Então, um armador criativo de quem exige constantes chegadas à área adversária, dois jogadores abertos e desequilibrados e um atacante que pode servir de referência ou de figura muito mais móvel. Da mesma forma, assim como Filipe mostrou que não casa com ninguém e deixou grandes figuras no banco quando achou apropriado, ele não tem problema em admitir hierarquias. ‘Você constrói o time com base no seu melhor jogador’, disse ele sobre De Arrascaeta, que atingiu seu melhor nível este ano.”

As relembra momentos de tensão

Para ser um técnico de ponta, Filipe Luís teve que tomar decisões difíceis ao longo do caminho. A publicação descreveu o caso no qual Filipe Luís chamou a atenção de Gabigol na primeira partida da decisão da Copa do Brasil de 2024 e, nesta temporada, quando em uma coletiva revelou que Pedro foi desrespeitoso com o grupo ao não treinar.

Portanto, o jornal espanhol afirmou que os episódios tinham tudo para desencadear uma grande crise no grupo, mas o treinador conseguiu reverter as situações. No caso de Pedro, o As relembrou que o centroavante se reconciliou com o treinador e voltou a ser o jogador decisivo de sempre. O jornal finaliza a matéria falando que a Europa o espera, mas o Flamengo deverá aproveitar o treinador por, pelo menos, mais uma temporada.

Leia mais: Vitinha, do PSG, quer Copa Intercontinental para coroar temporada

Leia mais: Presidente do Flamengo diz que pode gastar até R$ 1 bilhão só em reforços no ano que vem

Exit mobile version