Flamengo mira em Gabriel Brazão, do Santos, como primeiro reforço de 2026
Goleiro de 25 anos é destaque do Santos no Brasileiro; jogador já negociou com o Flamengo em julho
Gabriel Brazão é o primeiro alvo do Flamengo para a próxima temporada (Credit: Px Images/Alamy Live News)
O Flamengo entra em campo nesta quarta-feira, no Maracanã, para enfrentar o Ceará, buscando uma vitória simples para conquistar o seu nono título do Campeonato Brasileiro. Enquanto o time de Filipe Luís se prepara para entrar em campo e finalizar a temporada de 2025 da melhor maneira possível, os dirigentes rubro-negros já estão pensando em 2026.
Conforme a publicação do site GE, o Flamengo já mirou em sua primeira contratação para a próxima temporada. Trata-se do goleiro do Santos Gabriel Brazão, de 25 anos. O arqueiro santista é um dos grandes destaques do time treinado por Juan Pablo Vojvoda. O Rubro-Negro negocia com o jogador visando a disputa pela camisa 1, hoje do argentino Rossi, de forma incontestável.
Um fator que faz o Flamengo correr atrás de Brazão é a iminente saída de Matheus Cunha para o Cruzeiro. No meio do ano, o arqueiro assinou um pré-contrato com a equipe mineira. Houve conversas para a saída imediata e, embora o Flamengo tenha acertado as bases salariais com Brazão na primeira procura, em julho, o Santos não quis avançar nas negociações. Portanto, não houve acerto nem para um lado nem para o outro.
Leia mais: Jogador no Rio de Janeiro atua em final com tornozeleira eletrônica
Leia mais: Palmeiras aprova orçamento de R$ 1,2 bi para 2026
Queda do Santos facilitaria o negócio
Os dirigentes rubro-negros entendem que não é o momento para uma investida mais intensa sobre o goleiro. Isso porque o Santos ainda luta para não cair para a Série B. Com 41 pontos, a equipe paulista está na 16ª posição e só está fora da zona de rebaixamento pelos critérios de desempate. Assim, a diretoria acredita que, após a definição do Peixe no torneio, poderá fazer uma investida.
A confiança no acerto, conforme o site GE, é grande — mais ainda caso o Santos não consiga se manter na Série A. Se isso ocorrer, o Flamengo tem em mente que abrirá uma margem maior para negociação com o goleiro. O Peixe conta com 60% dos direitos econômicos de Brazão, enquanto os outros 40% são da Inter de Milão.
Pela parte do Santos, o clube se sente protegido por uma alta multa rescisória para clubes brasileiros. Mas nem mesmo isso é motivo de preocupação para o Flamengo e seu alto poder de investimento. Gabriel Brazão é da base do Cruzeiro e, bem novo, se transferiu para a Europa: Parma, Inter de Milão, Albacete, Oviedo, SPAL e Ternana antes de chegar ao Santos, em fevereiro de 2024.
Pela frente, o Peixe ainda tem o Juventude, em Caxias do Sul, nesta quarta-feira, além do Cruzeiro, na Vila Belmiro, no próximo domingo. Somente após esses dois compromissos o Flamengo deverá fazer uma investida.

