Porto anuncia retorno de Thiago Silva até junho de 2026
Zagueiro de 41 anos já passou pelo clube português, em 2005, mas só atuou na equipe B portista
Zagueiro foi anunciado com festa nas redes sociais portistas (Crédito: Reprodução/Instagram)
Poucos dias após confirmar sua saída do Fluminense, o zagueiro Thiago Silva já definiu seu futuro no futebol. O experiente defensor foi anunciado pelo Porto, de Portugal, e assinou contrato válido até junho de 2026, com opção de renovação por mais uma temporada, o que pode estender o vínculo até junho de 2027, quando terá 42 anos.
Segunda passagem de Thiago Silva pelo Porto
Esta será a segunda passagem de Thiago Silva pelo Porto. Em 2005, ainda no início da carreira, o zagueiro foi negociado pelo Juventude com o clube português por cerca de 2,5 milhões de euros. Na ocasião, atuou pelo Porto B, disputando 14 partidas em seis meses, antes de ser vendido ao Dínamo Moscou, da Rússia, por aproximadamente 3,5 milhões de euros.
Agora, duas décadas depois, o “Monstro” retorna ao Estádio do Dragão com status de ídolo mundial e vasta experiência no futebol europeu.
LEIA MAIS: Ainda sem ser convocado, Neymar promete o hexa: “Em julho, podem me cobrar”
LEIA MAIS: Cruzeiro avança por Gerson e discute troca com o Zenit
Livre no mercado, zagueiro pode estrear rapidamente
Como havia rescindido contrato com o Fluminense, Thiago Silva estava livre no mercado, o que permite sua inscrição imediata e liberação para atuar pelo Porto assim que a documentação for concluída. O clube, inclusive, tratou o anúncio como um verdadeiro presente de Natal para a torcida.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o defensor demonstrou empolgação com o retorno.
– Estou muito feliz e lisonjeado por essa oportunidade. Estou super motivado e espero ajudar da melhor maneira possível. Agradeço ao presidente André Villas-Boas, ao mister Francesco Farioli e à torcida. Estou ansioso para vestir essas cores novamente – afirmou Thiago Silva.
Ídolos do Porto dão boas-vindas ao brasileiro
Além do anúncio oficial, o Porto publicou um vídeo especial com ídolos do clube, como Iker Casillas, Maniche, além dos brasileiros Danilo e Alex Telles, desejando boas-vindas ao zagueiro. Curiosamente, Danilo e Alex Telles foram rivais recentes de Thiago Silva no futebol brasileiro, defendendo Flamengo e Botafogo, respectivamente.
Motivo da volta à Europa e especulações
A decisão de retornar ao futebol europeu pesou também pelo lado familiar. A família de Thiago Silva permaneceu em Londres enquanto ele atuava no Brasil. Seu filho, Isago, de 17 anos, integra as categorias de base do Chelsea e assinou recentemente seu primeiro contrato profissional.
Antes de fechar com o Porto, o nome de Thiago Silva chegou a ser especulado em clubes como Milan e Chelsea, equipes pelas quais construiu uma trajetória vitoriosa na Europa.

