Remo anuncia contratação de técnico colombiano Juan Carlos Osorio
Será a terceira passagem do treinador de 64 anos pelo futebol brasileiro, depois de São Paulo e Athletico-PR
Técnico trabalhou na Copa do Mundo de 2018 (Crédito: Jacob Kupferman/CSM via ZUMA Wire)
Recém-promovido à Série A do Campeonato Brasileiro, o Remo definiu seu novo comandante para a temporada e anunciou a contratação de Juan Carlos Osorio. O acerto com o treinador colombiano de 64 anos foi confirmado pelo clube paraense por meio das redes sociais e marca uma aposta clara na experiência para tentar manter o Leão Azul na elite do futebol nacional.
Esta será a terceira passagem de Osorio pelo futebol brasileiro. Antes, ele comandou o São Paulo, em 2015, e o Athletico-PR, em 2024. Apesar de não ter obtido grande sucesso nas experiências anteriores no país, o técnico chega ao Baenão com a missão de dar estabilidade ao elenco e buscar resultados suficientes para evitar o rebaixamento.
LEIA MAIS: Internacional confirma Paulo Pezzolano como técnico para 2026
LEIA MAIS: Zubeldía indica dupla de argentinos para Fluminense tentar contratar
Osorio substitui Guto Ferreira no comando do Leão Azul
Juan Carlos Osorio chega para ocupar o lugar de Guto Ferreira, responsável pela campanha do acesso na Série B, mas que não teve seu contrato renovado após o fim da competição. A diretoria do Remo optou por uma mudança de perfil, apostando em um treinador com bagagem internacional e passagens por seleções e clubes tradicionais.
O colombiano desembarca em Belém com o status de técnico de Copa do Mundo. Em 2015, deixou o São Paulo para assumir a seleção do México, participando de todo o ciclo até a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Na ocasião, os mexicanos foram eliminados nas oitavas de final após derrota por 2 a 0 para o Brasil.
Passagens recentes e números do treinador colombiano
No Athletico-PR, Osorio teve uma passagem curta, durando pouco mais de dois meses. Ele foi demitido após a derrota por 1 a 0 para o Londrina, no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense. Apesar de ter sido o primeiro revés no comando do Furacão, o desgaste interno com diretoria e elenco pesou para a decisão.
Desde março, Osorio estava sem clube, após deixar o Tijuana, do México, equipe que assumiu em maio de 2024. Pelo clube mexicano, somou 34 jogos, com 12 vitórias, seis empates e 16 derrotas.
No São Paulo, o colombiano comandou a equipe em 29 partidas, conquistando 13 vitórias, além de sete empates e nove derrotas. Já no Athletico-PR, teve seis vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.
Carreira internacional reforça aposta do Remo
Além das passagens pelo Brasil, Osorio acumula trabalhos em clubes tradicionais como Chicago Fire e New York Red Bulls (Estados Unidos), Once Caldas, Atlético Nacional e América de Cali (Colômbia), Puebla (México), Zamalek (Egito), além da seleção do Paraguai. O currículo pesado foi determinante para a aposta do Remo em sua experiência para a Série A.

