River Plate está fora da Libertadores após eliminação do Boca no Clausura
Millonarios dependiam de título do maior rival para se classificar para a principal competição da América do Sul
River torcia para o principal rival (Divulgação/X @RiverPlate)
O River Plate está fora da Copa Libertadores de 2025, encerrando uma sequência histórica que durava desde 2014. A confirmação veio após a derrota do Boca Juniors nas semifinais do Clausura, resultado que eliminou a última possibilidade dos Millonarios alcançarem a vaga no principal torneio continental. Com isso, o River irá disputar a Copa Sul-Americana, onde já aparece como o grande favorito ao título.
Para garantir um lugar na Libertadores, o River Plate dependia diretamente da conquista do arquirrival Boca Juniors no Clausura. A equipe treinada por Marcelo Gallardo terminou o ano como a quarta melhor campanha geral, mas não venceu nenhuma das competições que davam acesso direto ao torneio: o Apertura (vencido pelo Platense), o Clausura, a Copa Argentina (conquistada pelo Independiente Rivadavia) e tampouco ficou entre as três melhores campanhas, posições ocupadas por Rosario Central, Boca Juniors e Argentinos Juniors.
LEIA MAIS: Tite consultou três jogadores do Flamengo para levar para Turquia
LEIA MAIS: Neymar admite problemas emocionais e revela cirurgia no joelho nas férias
Além disso, o clube ainda tinha uma esperança adicional: que uma das equipes já classificadas para a Libertadores conquistasse o Clausura, o que abriria uma vaga para o quarto colocado geral — posição do River Plate. No entanto, todas as equipes com vaga garantida, incluindo o Lanús, campeão da Sul-Americana, acabaram eliminadas antes da final. Assim, não há mais qualquer cenário que coloque o River na edição de 2026 da Libertadores.
A vaga restante para a competição agora ficará entre o Racing, que venceu o Boca Juniors por 1 a 0 na Bombonera na semifinal, e o vencedor do Clássico Platense, disputado entre Gimnasia y Esgrima e Estudiantes, no estádio Juan Carmelo Zerillo. A grande final do Clausura está marcada para o dia 17 de dezembro, e definirá o último representante argentino na próxima Libertadores.
A ausência do River Plate na Libertadores é especialmente marcante. Desde 2014, o clube não ficava fora do torneio e, nesse período, conquistou dois títulos, em 2015 e 2018, além de um vice-campeonato em 2019. A eliminação precoce nas competições nacionais e a falta de regularidade ao longo da temporada comprometeram o ano de 2025.

