Santos oficializa Gabriel Menino, que fará estreia contra clube que o revelou
Volante ficará na Vila Belmiro até o final da temporada, emprestado pelo Atlético-MG
Volante fica na Vila Belmiro até o final de 2026 (Crédito: Reprodução X Santos)
O Santos anunciou, finalmente, nesta quarta-feira, a contratação do volante Gabriel Menino, que pertence ao Atlético-MG. O jogador chega por empréstimo válido até 31 de dezembro, com uma cláusula de opção de compra ao término do vínculo temporário.
A chegada do meio-campista atende a uma necessidade imediata do elenco santista. O clube buscava reposição após a saída de Victor Hugo, negociado em definitivo com o Atlético-MG em uma operação envolvendo também o Flamengo. Como parte do ajuste entre as diretorias, em contrapartida, o Galo liberou Gabriel Menino para defender o Peixe nesta temporada.
LEIA MAIS: Fifa define local de treinos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026
LEIA MAIS: Neto ironiza vitória do Palmeiras na Copinha com erro de arbitragem: “pode entregar já o título”
Volante já fica à disposição para clássico contra o Palmeiras
Gabriel Menino é o segundo reforço do Santos para o ano e não deve demorar para entrar em campo. O jogador já está regularizado, foi relacionado e pode estrear contra o Palmeiras, na segunda rodada do Campeonato Paulista, duelo de grande peso emocional para o atleta.
Antes dele, o clube já havia anunciado a contratação de Gabigol, que estreou no último fim de semana e marcou gol na vitória sobre o Novorizontino, aumentando a expectativa da torcida para a temporada.
Trajetória de Gabriel Menino no futebol brasileiro
Revelado pelo Palmeiras, Gabriel Menino ganhou espaço no time profissional em 2020, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, ao lado de outros jovens como Patrick de Paula, Wesley e Danilo. Posteriormente, alternou momentos de destaque e oscilações com Abel Ferreira, vendo seu espaço diminuir em 2021.
Ainda assim, o volante voltou a ser utilizado e teve atuações marcantes, como na Supercopa do Brasil de 2023, quando marcou dois gols na vitória sobre o Flamengo. No período no Verdão, acumulou dois títulos da Libertadores e dois Campeonatos Brasileiros.
Passagem pelo Atlético-MG e novo desafio no Santos
Entretanto, em 2025, Gabriel Menino deixou o Palmeiras e se transferiu para o Atlético-MG, integrando o acordo que levou o atacante Paulinho ao clube mineiro. Com contrato com o Galo até o fim de 2028, o volante agora busca mais regularidade.
No Santos, chega com status de forte concorrente à titularidade e amplia as opções do meio-campo para o técnico Juan Pablo Vojvoda. Dessa forma, o Peixe ganha mais intensidade, experiência e versatilidade para a sequência da temporada.

