Botafogo anuncia a contratação do volante Medina, do Estudiantes
Negociações em torno da contratação do jogador virou um imbróglio mas teve um desfecho favorável
Medina chega ao Botafogo depois de grande novela nas negociações (Créditos: divulgação/Botafogo)
Depois de algumas idas e vindas, o volante Medina, enfim, foi anunciado de forma oficial pelo Botafogo. O meio-campista de 23 anos chega neste fim de semana para a realização de exames médicos e deve assinar um vínculo com o clube carioca até o fim de 2029.
Antes mesmo do anúncio oficial, o dono da SAF do Botafogo, John Textor, já havia antecipado a aquisição do volante de 23 anos junto ao Estudiantes, da Argentina. Em suas redes sociais, o empresário postou um vídeo com o sol da bandeira argentina com a frase: “ele está vindo”.
Desde o fim do ano passado, o Botafogo mirou o volante como principal reforço da janela de transferências. No entanto, as negociações demoraram quase dois meses por conta do transfer ban imposto pela FIFA em razão da dívida do clube com o Atlanta United pela compra de Thiago Almada.
Medina pertence a um grupo de empresários liderados pelo americano Foster Gillet. Este pretende criar uma rede com diversos clubes de futebol e incluir o Estudiantes no conglomerado. No entanto, a legislação da Argentina ainda não permite que clubes sejam SAF.
Em meio ao imbróglio do transfer ban e à incerteza de que o Botafogo conseguiria a contratação, o meio-campista chegou a manifestar o desejo de ficar no Estudiantes, principalmente após o título do Campeonato Argentino no fim do ano passado.
Leia mais: Botafogo demite Cláudio Caçapa e outros funcionários em nova rodada de cortes
Negociações começaram em 2024
O Botafogo tenta a contratação de Medina desde 2024. Naquela ocasião, o jogador estava no Boca Juniors. Primeiro, as tratativas começaram com os dirigentes da equipe da capital. Com a característica de endurecer as negociações em torno de jogadores do elenco, não houve negócio naquele momento.
Foi então que o grupo de empresários donos dos direitos econômicos de Medina entendeu que o volante deveria jogar mais em outro clube. Ou seja, pagaram a multa rescisória e o levaram para o Estudiantes. Por lá, o meio-campista jogou mais e se destacou na equipe de Eduardo Domínguez.
Desde a chegada de Medina ao Estudiantes, o clube tinha ciência de que não teria qualquer poder na venda do jogador. Além disso, não receberia qualquer valor sobre a venda de Medina. Nesta semana, depois do acerto com o Botafogo, o Estudiantes foi notificado da rescisão e recebeu o valor da multa. Medina chegou ao Botafogo como agente livre.

