Copa do Nordeste define datas e formatos; veja participantes
Competição terá quatro grupos, mata-mata reformulado e decisão marcada para 7 de junho
Taça da Copa do Nordeste (Fábio Souza / CBF)
A Confederação Brasileira de Futebol detalhou o regulamento da Copa do Nordeste 2026. O torneio regional começará nos dias 25 ou 26 de março e terá a final disputada em 7 de junho. Nesta edição, a competição reunirá 20 clubes na primeira fase, distribuídos em quatro grupos definidos por sorteio.
Além do novo formato, o calendário marca a primeira edição após as mudanças promovidas pela CBF para 2026. Atual campeão, o Bahia não participará do torneio, já que o regulamento impede a presença de clubes classificados para competições internacionais na mesma temporada.
Veja também: Sorteio da Copa do Brasil define confrontos das primeiras fases
Datas da Copa do Nordeste 2026
A primeira fase contará com cinco rodadas em turno único. Portanto, um tamanho inferior ao da edição passada, quando os clubes faziam sete partidas. Confira o calendário:
Primeira fase
1ª rodada: 25 ou 26 de março
2ª rodada: 28 ou 29 de março
3ª rodada: 8 ou 9 de abril
4ª rodada: 15 ou 16 de abril
5ª rodada: 29 ou 30 de abril
Quartas de final
6 ou 7 de maio
Semifinais
Ida: 20 de maio
Volta: 27 de maio
Final
Ida: 3 de junho
Volta: 7 de junho
Formato de disputa
Os 20 clubes serão divididos nos Grupos A, B, C e D, com cinco equipes em cada chave. Os confrontos ocorrerão fora dos grupos: times do Grupo A enfrentarão os do Grupo B, enquanto os do Grupo C jogarão contra os do Grupo D.
Cada equipe disputará cinco partidas. Os clubes dos Grupos A e C terão três jogos em casa e dois como visitantes. Ao fim da fase inicial, os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão para as quartas de final.
As quartas serão disputadas em jogo único, com os seguintes cruzamentos:
1º do Grupo A x 2º do Grupo C
1º do Grupo B x 2º do Grupo D
1º do Grupo C x 2º do Grupo A
1º do Grupo D x 2º do Grupo B
A partir das semifinais, os confrontos ocorrerão em partidas de ida e volta. A decisão também será em dois jogos, com o segundo duelo na casa da equipe de melhor campanha geral.
Entenda o novo modelo
A competição terá 20 clubes divididos em quatro grupos de cinco. A primeira fase será disputada em turno único, apenas com jogos de ida. Os dois melhores de cada grupo avançarão ao mata-mata.
As quartas de final ocorrerão em partida única. Já as semifinais e a final terão jogos de ida e volta, seguindo o critério de melhor campanha para definir o mando da segunda partida.
Clubes participantes
As federações do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe terão dois representantes cada. Bahia e Ceará, melhores posicionadas no ranking, contarão com três equipes.
Confira os participantes:
Alagoas: CRB e ASA
Bahia: Vitória, Juazeirense e Jacuipense
Ceará: Ceará, Fortaleza e Ferroviário
Maranhão: Maranhão e Imperatriz
Paraíba: Sousa e Botafogo-PB
Pernambuco: Sport e Retrô
Piauí: Piauí e Fluminense-PI
Rio Grande do Norte: ABC e América-RN
Sergipe: Itabaiana e Confiança

