Home DESTAQUE Série B terá mata-mata para definir acesso de dois clubes; entenda

Série B terá mata-mata para definir acesso de dois clubes; entenda

Do terceiro ao sexto lugar terão que se enfrentar para conquistar o acesso; torneio não para na Copa

Por Emerson Silva em 05/02/2026 19:04 - Atualizado há 3 horas

O Coritba venceu a última Série Bl (Photo: Bruno Kelly/AGIF)

O Campeonato Brasileiro da Série B de 2026 vai promover mais emoção na reta final. Pelo menos é o que se espera depois do anúncio da CBF nesta quinta-feira. A entidade divulgou que os clubes que ficarem do terceiro ao sexto lugar após as 38 rodadas disputarão um mata-mata para definir duas vagas na Série A do ano seguinte.

A nova regra foi colocada em pauta na reunião do Conselho Técnico da CBF e aprovada nesta quinta-feira, por 17 votos a três. Conforme o site GE, no novo formato, segundo o anúncio da CBF, o terceiro colocado enfrentará o sexto colocado, enquanto o quarto e o quinto colocados duelam pela outra vaga disponível.

O mata-mata terá o formato de copa, com jogos de ida e volta. O campeão da Série B e o vice seguem o protocolo normal. Ou seja, sobem automaticamente. Outra questão importante abordada pela entidade é que, a pedido dos clubes, a Série B não vai parar durante a Copa do Mundo, nos EUA, Canadá e México.

Vale destacar que o Campeonato Brasileiro da Série B é um dos torneios mais concorridos das Américas. Por exemplo, na última edição, subiram Coritiba, Athletico, Remo e Chapecoense. No entanto, na última rodada, pelo menos quatro times ainda tinham chance de lutar pela vaga na Série A.

Caso a nova regra começasse em 2025, Remo e Chapecoense, que subiram, teriam confrontos de ida e volta contra Goiás e Criciúma. Contudo, essas duas equipes ficaram pelo caminho. Neste sistema de mata-mata, a Série B ofertou vagas aos clubes pela última vez em 2002.

Leia mais: CBF distribuirá cerca de R$ 500 milhões em premiações na Copa do Brasil

CBF seguirá custeando torneio

Depois da ameaça de corte, a CBF tranquilizou os clubes da segunda divisão e informou que seguirá custeando as operações de logística na competição. No entanto, haverá uma contrapartida. A CBF vai ajudar os clubes desde que os mesmos cumpram obrigações do tipo, entre outras coisas, manter os salários em dia.

A entidade chegou a ameaçar cortar a ajuda aos clubes, mas os dirigentes, em viagem bancada pela CBF à Europa, fizeram questão de pedir para que o corte não fosse feito. Vale destacar ainda que a contrapartida exigida pela entidade máxima do futebol brasileiro faz parte da implementação do fair play financeiro.

Diferentemente da Série A que começou nesta temporada em janeiro, a Série B só começa no mês de março. A data para a estreia está marcada para o dia 21.

Exit mobile version