Sapporo começa a ver cada vez com mais clareza a possibilidade de voltar a receber os Jogos Olímpicos. A cidade japonesa já recebeu uma edição olímpica em 1972. Algumas décadas depois, a metrópole quer voltar a receber a competição de inverno. Caso a candidatura e a eleição vinguem, seria a segunda vez em poucos anos que o Japão seria sede dos Jogos Olímpicos. Isso está acontecendo com a China, que recebeu os Jogos Olímpicos de Verão em 2008 e vai receber a edição de inverno em 2022. Embora neste caso seja em uma mesma cidade: Pequim.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, afirmou que está “muito interessado” em ouvir a proposta. Aliás, uma reunião entre Sapporo e o COI já está agendada. Será no próximo sábado (11). Estarão nesta reunião o prefeito de Sapporo, Katsuhiro Akimoto, e o próprio Thomas Bach. A reunião será realizada em Lausanne, na Suíça. A cidade está recebendo os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude deste ano. O prefeito de Sapporo vai estar na Cerimônia de Abertura do evento nesta quinta-feira (9).
A cidade de Sapporo anunciou que tinha o desejo de apresentar uma candidatura desde o mês passado. Mas o fato é que ainda não há um projeto arquitetado para a construção do evento. Um mês depois, porém, a candidatura parece cada vez mais pavimentada.
Sede em 2020
Mas independente do resultado, a cidade de Sapporo será sede dos Jogos Olímpicos de 2020. Mas calma, não houve nenhuma mudança. Tóquio segue sendo a sede de fato dos Jogos. Mas acontece que algumas provas que aconteceriam na capital japonesa mudaram de local e foram para Sapporo. O motivo foi o calor. Assim, as provas da maratona e da marcha atlética serão realizadas fora da capital do Japão.
A mudança inclusive revelou uma certa rivalidade entre as cidades. Governadores das duas regiões chegaram a trocar alfinetadas em suas redes sociais. Mas o fato é que Sapporo será a sede da maratona olímpica de 2020. Será portanto a primeira vez que a cidade receberá um evento olímpico de verão. Será a também a segunda unindo as provas de verão e de inverno. Será a última? Os próximos meses dirão.
LEIA MAIS
Sapporo prevê gasto milionário para sediar maratona olímpica

