Home Futebol Champions League pode ficar maior já em 2024, diz jornal

Champions League pode ficar maior já em 2024, diz jornal

Jornal britânico Times diz que clubes e UEFA chegaram a um princípio de acordo para estender Champions já na temporada de 2024/2025

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

O maior campeonato de clubes do planeta pode ficar ainda maior a partir de 2024. Pelo menos no quesito quantidade de times e de jogos. É o que revela o jornal inglês Times nesta sexta-feira (17). De acordo com a publicação, clubes e UEFA se reuniram e chegaram a um princípio de acordo para o aumento da competição. Ainda de acordo com o jornal, os clubes passariam a jogar um máximo de 17 partidas por edição. Hoje, os clubes jogam no máximo 13 jogos.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? clique aqui e se inscreva! Siga o Torcedores no Instagram!

O jornal afirma que a ideia de aumentar o tamanho da competição partiu dos principais clubes europeus. Isso porque eles teriam entendido que uma maior quantidade de jogos geraria um acréscimo maior na receita. Para que a competição aumente, existiriam duas possibilidades. A primeira seria a criação de uma mini liga logo depois da fase de grupos. A segunda seria aumentar o tamanho da própria fase de grupos.

A primeira ideia consiste na criação da mini liga. Dessa forma, a fase de grupos seria mantida no mesmo formato de hoje. Logo depois da fase de grupos, os times classificados participariam dessa mini liga. Seriam seis jogos para cada equipe, assim como na fase de grupos. Esta fase substituiria as Oitavas de Final do torneio.

PUBLICIDADE

A outra proposta seria aumentar a própria fase de grupos. Hoje, a fase inicial tem quatro equipes por grupo. Isso totaliza seis jogos por time. Na nova proposta, a primeira fase passaria a ter seis equipes por grupo. Isso totalizaria 10 partidas por equipe.

Mudanças

Caso a alteração seja confirmada, países precisariam alterar o calendário de suas competições. Isso porque há um forte conflito de datas. Uma Champions League maior tomaria o espaço de outras competições menores. Na Inglaterra, se fala até em extinção de alguns campeonatos como a Copa da Liga Inglesa, por exemplo. Outros dirigentes afirmam que uma solução seria transformar estes torneios para que só equipes inglesas que não disputem a Champions League participem.

Fato é que o aumento dos jogos não tem agradado muito os técnicos dos principais clubes europeus. Jurgen Klopp, do Liverpool, chamou a ideia de “absurdo”. Ele tem feito inúmeras críticas ao calendário. Seu time tem jogado muito nos últimos meses. “Deveríamos estar pensando em diminuir jogos. Não em colocar mais”, disse ele.

LEIA MAIS

Barcelona lidera lista de times europeus com mais gastos em salários; veja o ranking

PUBLICIDADE