Home Esportes Olímpicos Tóquio vai liberar área interditada por radiação para revezamento da tocha

Tóquio vai liberar área interditada por radiação para revezamento da tocha

Cidade de Futaba foi uma das mais afetadas pela radiação do desastre de Fukushima, em 2011. Apenas 4% da área tinha sido liberada desde o acidente nuclear

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Tóquio vai liberar uma das áreas mais afetadas pela radiação para o revezamento da tocha olímpica. A cidade de Futaba fica muito próxima do local do acidente nuclear de Fukushima, que assolou o Japão, em 2011. A informação foi dada pela agência de notícias japonesa Kyodo News. De acordo com a agência, fontes oficiais afirmaram que a cidade foi adicionada à rota oficial do revezamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A cidade de Futaba teve toda a sua população evacuada no momento do desastre, em 2011. Nos últimos 9 anos, apenas quatro por cento da região foi liberada pelos agentes públicos. Isso porque, até este momento, se considerava que a região apresentava altos índices radioativos. Isso transformou a cidade em uma “região fantasma”. Mas agora, de acordo com a Kyodo News,  essa restrição do governo vai ser retirada temporariamente.

Caso se confirme, a liberação aconteceria justamente em um momento de desconfiança com os níveis de radiação no país. Vários movimentos ambientais tem relatado que os níveis de radiação em áreas que serão utilizadas no evento ainda são altos. Ainda de acordo com essas ongs, os malefícios para saúde não seriam imediatos, mas poderiam causar doenças como câncer em algumas décadas. Vale lembrar que a região de Fukushima já tinha sido confirmada não só como sede do revezamento, como também de competições esportivas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Revezamento

A chama olímpica dos Jogos de Tóquio vai ser acesa na Grécia. Já há uma data para essa cerimônia. Será no dia 12 de março. Logo depois, a chama passará por alguns países e deve visitar instituições como a sede da Comitê Olímpico Internacional (COI), na Suíça. O revezamento em solo japonês deve acontecer apenas a partir do dia 26 de março, na região de Fukushima.

A região foi escolhida porque o governo quer usar os Jogos Olímpicos para mostrar que o Japão se reconstruiu desde que o acidente nuclear aconteceu em 2011. Na ocasião, um terremoto seguido de um tsunami provocou o maior desastre nuclear da história do Japão.

LEIA MAIS

Estudo encontra “altos níveis de radiação” em sedes olímpicas de Tóquio

 

PUBLICIDADE
Better Collective