Aos poucos, o VAR vai se adaptando ao mundo do futebol. Pelo menos esta é a opinião da UEFA. A entidade euopeia lançou uma série da dados sobre o uso do VAR no futebol europeu. Uma dessas informações divulgadas foi o tempo médio par o uso do VAR durante uma partida de futebol. De acordo com a entidade, O VAR diminuiu em 15 segundos o tempo médio necessário para o uso da ferramenta.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Vale lembrar que esses são dados referentes aos jogos da Premier League. Ou seja, partidas de outras competições europeias não entraram nesta média. Quem deu a informação foi o próprio chefe do comitê de árbitros da entidade, Roberto Rosetti. Ele disse que a UEFA está muito feliz com os resultados das análises do desempenho do dispsitivo no futebol europeu.
De acordo com a entidade, em 108 partidas realizadas nesta primeira fase da Champions League, 27 lances claros foram corrigidos pelo VAR. Isso dá uma média de uma a cada quatro partidas. Mas nem tudo são flores para a entidade europeia. É que torcedores estão protestando contra o uso do dispositivo em partidas de futebol.
O que diz a UEFA
Isso mostra a qualidade do desempenho dos nossos árbitros”, disse Rosetti. “Além disso, sentimos que o tempo necessário para anular uma decisão é importante. Até agora, nesta temporada, o tempo médio para a correção de uma decisão foi de um minuto e 30 segundos. Ou seja, 15 segundos a menos que na temporada passada”, continuou. Val lembrar que uma das maiores críticas ao VAR vem da “demora na tomada de decisão”.
“Gostaria de enfatizar mais uma vez que, de acordo com seu protocolo, o VAR é apenas usado para reparar erros claros e óbvios, e não por situações polêmicas”, disse Rosetti, enfatizando. Ainda de acordo com ele, a palavra final sempre será do árbitro. “O futebol precisa de bons árbitros, acima de tudo. Precisamos de árbitros com uma personalidade forte no campo de jogo, que tomam decisões corretas e corajosas”, completou.
Na manhã desta segunda-feira (17), a UEFA confirmou que utilizará o VAR nas primeiras fases da Liga Europa. Isto acontecerá pela primeira vez na história. OS mata-mata das Eliminatórias para a Europa também foram anunciados pela entidade.

