O mundo do futebol parabeniza o goleiro alemão Manuel Neuer nesta sexta-feira (27) por seu 34 anos de idade. Muito elogiado durante a metade da década com o título da Liga dos Campões com o Bayern de Munique e a conquista da Copa do Mundo com a seleção da Alemanha, sendo eleito o melhor do universo na posição, o jogador se destacou pela habilidade com a bola no pé.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
A característica de Neuer acabou chamando muito a atenção do mundo para a necessidade de ter um atleta com essa característica para sair jogando e criando jogadas a partir da defesa. Atualmente, dois dos melhores jogadores nesse quesito fazem parte da convocação e Tite: Alisson, do Liverpool, e Éderson, do Manchester City.
Os dois brasileiros têm grande habilidade na saída de bola e são importantes para os seus treinadores na Premier League. Alisson ajuda o Liverpool na hora de antecipar jogadas, já que os defensores marcam lá na frente e suas costas ficam indefesas. Do outro lado, o goleiro do Manchester City ajuda na construção das jogadas da equipe de Pep Guardiola.
Mas esse talento não é novidade. Já na década passada, Rogério Ceni se destacava no futebol brasileiro com essa característica. No São Paulo, além dos gols marcados, também ajudava a equipe com sua qualidade de passes, domínios e lançamentos que acabou em diversos títulos entre os melhores goleiros do mundo.
Na Colômbia, Higuita chamou a atenção do futebol sul-americano para essa possibilidade na década de 1990. Porém, o jogador não era um dos goleiros mais comuns, e saia correndo com a bola, driblando marcadores, em muitas jogadas.
Confira cinco goleiros atuais ou do passado que mandam bem com a bola no pé:
Neuer, do Bayern de Munique
Alisson, do Liverpool
Éderson do Manchester City
Rogério Ceni, ex-goleiro do São Paulo
René Higuita, ex-goleiro da seleção colombiana
LEIA MAIS:
Apenas 3 goleiros disputaram o prêmio de melhor jogador do mundo; saiba quem

