Home Opinião Fiel solidária: Corinthianos e maloqueiros contra o sofrimento

Fiel solidária: Corinthianos e maloqueiros contra o sofrimento

Maloqueiros, sofredores e Torcedores.com, como o mundo continua no combate à pandemia do coronavírus e não há previsão do retorno do esporte no planeta (que é redondo!), o futebol do Corinthians, como de todos os clubes, só tem agitação nos bastidores, sem novidades dentro de campo

Vitor Guedes
Vitor Guedes, nascido no sacro ano de 1977, é ZL, pai do Basílio, equilibrado... Além de jornalista diplomado, pós-graduado em Português, Língua e Literatura, colunista do jornal Agora São Paulo, debatedor do Baita Amigos, comentarista do PodcasTimão, autor do livro "Paixão Corinthiana".
Gaviões da Fiel

Gaviões da Fiel participa de protesto em São Paulo (IMAGO / TheNews2)

Então aproveitemos a oportunidade para falar da campanha Fiel Solidária. O corinthiano, que canta o orgulho de ser maloqueiro e sofredor, graças a Deus, sabe que o corinthianíssimo sofrimento é para ser vivido na arquibancada. Quem não é nóis nunca vai entender as delícias do 1 a 0, da mística da superação, do sabor único que é vencer mesmo contra tudo e contra todos e sempre sendo mais difícil. Até nossas derrotas são mais doídas e não há dor de ser Corinthians que o corinthiano troque por uma alegria rival.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Agora, quem é Curintchá, mesmo, raiz, seja povão ou tendo grana, mas é preto e branco na alma, já ficou na fila para comprar ingresso pedindo pros irmãos ajudar a inteirar a grana do ingresso. Ou para ajudar com qualquer trocado para a condução da volta.

Os tempos mudaram. Agora é Fiel torcedor, plano ouro, cartão magnético, consumidor, estatuto do torcedor, banheiro com tela de plasma e mármore, leitura em código cheio de modernices e muitos perdem a emoção do gol para filmarem o lance para postarem depois na redes e ganharem likes.

PUBLICIDADE

Mas o espírito corinthiano, raiz, é de irmandade, união no sofrimento, de equipe. Tenho certeza que está ruim para todo o mundo, não é uma gripezinha, como disse o lunático que elegeram (essa culpa eu não carrego), o bagulho é louco, sério e a pandemia provocou uma paralisação geral na economia, afetando todos, mas, principalmente, os mais pobres e os trabalhadores informais.

Sempre tem alguém que precisa mais, ou ainda mais, que a gente. E, se você puder ajudar, faça alguma coisa pelo próximo.

Dizem que não se discute futebol, política nem religião, mas como eu sempre ignorei o senso comum, aqui sempre foi jogo limpo: sou corinthiano, de esquerda e espírita. Agora, seja você corintiano ou não, católico, evangélico, umbandista, espírita, budista ou ateu, de qualquer preferência política, se puder ajude. 

E cheque antes de ajudar porque, infelizmente, tem canalha que rouba até doação de água para Brumadinho e Mariana ou dá golpe eu cidadãos que precisam resgatar os R$ 600,00 do plano emergencial do governo.

PUBLICIDADE

Enfim, procure a igreja do seu bairro, seja de qual credo for, uma ONG séria, algum morador de rua, alguma instituição de sua confiança. 

Uma opção, não a única, é a campanha Fiel Solidária. Eu apoio porque conheço pessoas que estão na organização. E, certamente, Cássio, Carille, Tiago Nunes, Chicão, Neto e tantos ídolos e personagens importantes na história alvinegra não emprestariam seu nome à campanha se não confiassem.

Você pode ajudar a campanha FIEL SOLIDÁRIA doando dinheiro clicando AQUI na vaquinha virtual (ou “crowdfunding”, como preferem os fronhas colonizados): https://www.vakinha.com.br/vaquinha/fiel-solidaria-auxilio-a-afetados-pelo-covid-19

No site wwww.fielsolidaria.com.br você também conhece pontos de coleta para doações de alimentos e conhece a agenda de eventos. 

PUBLICIDADE

Vai passar!

Links da campanha

Site: FIEL SOLIDÁRIA (www.fielsolidaria.com.br)

Vaquinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/fiel-solidaria-auxilio-a-afetados-pelo-covid-19

PUBLICIDADE

Live

Todo dia, às 16h (horário da ZL), tem bate-papo ao vivo comigo e com o meu Basílio  na minha página facebook.com/blogdovitao. Música, política, descontração e, quase sempre, também Corinthians. Prestigiem.

Vitor Guedes

Twitter vitao_guedes

PUBLICIDADE

facebook.com/blogdovitao

youtube.com/blogdovitao