Home Outros Esportes As cinco maiores rivalidades entre equipes da NBA

As cinco maiores rivalidades entre equipes da NBA

A melhor liga de basquete do planeta é também a mais competitiva. E com tantos astros em quadra, enormes rivalidades foram criadas. Confira aqui as maiores.

Cássio Cundari
Colaborador do Torcedores.com.

Los Angeles Lakers x Boston Celtics

A maior rivalidade da NBA (Associação Nacional de Basquete, da sigla em inglês) foi construída ao longo dos anos pelas duas equipes mais vitoriosas da liga. Juntas, elas colecionam 33 títulos e já se enfrentaram nas finais nada menos do que 12 vezes. O primeiro desses confrontos foi em 1959, quando os Lakers ainda jogavam em Mineápolis. Nos anos 60, foram outras seis finais entre as duas equipes.

PUBLICIDADE

Contudo, foi nos anos 80 que a rivalidade se consolidou. Liderados por Magic Johnson e Larry Bird (foto), Lakers e Celtics fizeram outras três finais naquela década. E após 21 anos de espera, as duas equipes voltaram a se encontrar na decisão apenas em 2008. A última final entre os times de Boston e Los Angeles foi em 2010.

E se o time de Boston tinha ampla vantagem no início deste histórico, nos últimos encontros os Lakers levaram a melhor. Os Celtics ficaram com a taça nas oito primeiras finais entre as duas equipes. Já nas últimas quatro decisões, o time de Los Angeles levou a melhor em três oportunidades.

PUBLICIDADE

Detroit Pistons x Chicago Bulls

A rivalidade entre as duas equipes da Conferência Leste da NBA surgiu entre o final dos anos 80 e início dos 90. Enquanto o polêmico Isiah Thomas comandava os “Bad Boys” de Detroit, o novato Michael Jordan começava a brilhar pelos Bulls.

A experiência dos Pistons prevaleceu por três anos seguidos diante do time de Chicago. Entre 1988 e 1990, as duas equipes se enfrentaram nos play-offs e a tática defensiva do time de Thomas saiu vencedora. Só que em 1991, foi impossível conter o ímpeto e a categoria de Jordan, que conquistou o título da Conferência Leste pela primeira vez justamente contra o rival.

Boston Celtics x Philadelphia 76ers

Entre as equipes do Leste, outra rivalidade histórica foi estabelecida na NBA em meados do século passado. A primeira final entre as duas equipes aconteceu ainda em 1954, quando o time da Filadélfia jogava em Syracuse. Foram dois títulos seguidos da Divisão Leste para os Nationals, enquanto os Celtics venceram as cinco decisões seguintes.

Apenas em 1967, a vitória mudaria de lado. Wilt Chamberlain, um dos maiores astros da história da liga, comandou o Sixers no triunfo sobre o time de Boston. As duas equipes ainda se enfrentariam outras quatros vezes em finais, com duas vitórias para cada lado. O último desses confrontos aconteceu em 1985.

PUBLICIDADE

Los Angeles Lakers x San Antonio Spurs

Na Conferência Oeste, outra grande rivalidade foi estabelecida na década passada. Com tantas estrelas defendendo as duas equipes naquela época, não é nenhuma surpresa que, entre 1999 e 2013, Lakers e Spurs tenham se encontrado sete vezes nos play-offs.

E além do talento do quilate de Kobe Bryant, Shaquille O’Neal, Tim Duncan e Tony Parker, as franquias ainda contavam com duas feras no comando: Phil Jackson, pelo Los Angeles, e Gregg Popovich, por San Antonio. Enquanto o primeiro venceu quatro vezes o confronto, o segundo levou a melhor nas outras três oportunidades.

Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers

Recentemente, a rivalidade entre outras duas feras do esporte ganhou destaque na NBA. LeBron James, pelos Cavs, e Stephen Curry, pelo Warriors. Entre 2015 e 2018, foram quatro finais consecutivas entre as duas equipes, um recorde na liga. Foram três vitórias para Golden State e apenas uma para Cleveland.

LEIA MAIS
Michael Jordan, LeBron James e Kobe Bryant: Everaldo Maques elege top 10 astros da história da NBA
Raulzinho: “Quero ser um exemplo para as pessoas no Brasil”

PUBLICIDADE