Home Futebol Morumbi: relembre quantos anos o estádio demorou para ser construído

Morumbi: relembre quantos anos o estádio demorou para ser construído

Histórico estádio do Morumbi começou as obras para construção em 1950 e teve muitos problemas até a inauguração definitiva do Cícero Pompeu de Toledo

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O Morumbi é a casa do São Paulo há mais de 60 anos e é o maior estádio particular do Brasil. No entanto, o estádio que começou a ser construído em 1953 demorou muito tempo até ser inaugurado devido a problemas financeiros do clube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI3NVdQMTVpWSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

O processo para a construção do Morumbi durou 18 anos desde a compra do terreno até inauguração. O São Paulo adquiriu um terreno em um bairro até então cercado de florestas e em uma área alagadiça. Entre vários projetos apresentados, a diretoria do clube elegeu a proposta da Villanova Artigas com um estádio que pudesse comportar até 120 mil pessoas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Foi então em 1º de julho de 1953 que os primeiros alicerces do estádio foram erguidos. A obra seguiu em um ritmo bom e parecia que iria ser concluída rapidamente. No entanto, os problemas financeiros do São Paulo começaram a aparecer e o clube teve que se adequar para conseguir manter o projeto.

Os esforços valeram a pena e o São Paulo seguiu bravamente até a inauguração em 1960. A construção estava finalizada e o clube recebeu o Sporting para o jogo de estreia e venceu por 1 a 0 com gol de Peixinho. Apesar da inauguração, o projeto do Tricolor era ainda mais ambicioso e seria completado com uma sede social. A diretoria sem tanto dinheiro promoveu ações como a venda de títulos patrimoniais para auxiliar na construção. Foram mais 10 anos em que o clube buscava ajuda financeira vindo das arquibancadas e aumentava ainda mais o seu tamanho para o mundo.

Com o estádio sendo completamente finalizada em 1970, o Tricolor fez uma reinauguração contra mais um adversário português. Em 25 de janeiro de 197o, o São Paulo recebeu o Porto e empatou em 1 a 1 e completou a festa para mais de 107.869 torcedores em um Morumbi que era capaz de receber 149.908 torcedores de uma vez só.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Confira qual jogador é o maior artilheiro da história do Morumbi

Relembre como foi o último jogo no Morumbi antes da paralisação

29 jogos em 57 anos: o histórico da Seleção Brasileira no Morumbi

PUBLICIDADE
Better Collective