Home Futebol Fora de controle: volta de competições no Brasil é um risco para todos

Fora de controle: volta de competições no Brasil é um risco para todos

Com alto número de mortes diárias, clubes, federações e governo federal entendem como ideal retornar o futebol mesmo contra indicações de sanitaristas

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Alguns dos principais campeonatos estaduais do Brasil se preparam para o retorno. Tanto os estados de São Paulo como Rio de Janeiro irão retomar as atividades do futebol mesmo com um alto número de mortes acontecendo diariamente. No entanto, o que pode parecer a ‘volta para a normalidade’ pode ser um grande problema para toda a sociedade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJKdGphVU40biIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Com um número alto de mortes ocorrendo diariamente nos dois estados, voltar com o futebol passa por uma série de fatores. Mesmo que os torcedores ainda não possam retornar para as arquibancadas, a continuação de competições coloca em risco a vida de jogadores e envolvidos no esporte. Familiares e funcionários são alvos fáceis pois apesar de suporte financeiro de clubes grandes, a crise de saúde e o apoio hospitalar são deficitários no momento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outro problema que precisa ser abordado é a situação dos clubes menores. Sem suporte financeiro e até sem jogadores, algumas equipes do Campeonato Carioca devem retornar ao futebol sem jogadores profissionais. Tudo isso ainda correndo risco de poder contrair o vírus e transmitir a doença para seus familiares e estes ainda passarem a diante.

Volta da Europa

O retorno das competições na Europa é completamente diferente em comparação com o Brasil. Com a situação controlada pelas organizações de saúde locais, cada país traçou datas e planos diferentes para retomarem as ligas nacionais. Com a adoção do isolamento social e em algumas nações até o lockdown, prática para privar toda e qualquer atividade não-essencial à vida, os países acompanharam com calma tudo o que aconteceu e a evolução da pandemia.

Com a chamada ‘queda da curva’ em ação no Velho Continente, os países traçaram como seria a volta ao longo das semanas. Depois de muitas reuniões e video-conferências, as entidades e clubes definiram os planos ideais para a concretização do retorno das competições. Situação que é completamente diferente no Brasil que os estados estão sofrendo com aumento diário de mortes e ainda UTI’s completamente cheias. Com a reabertura do comércio local, a situação tende a agravar ainda mais e causar um colapso sem saber quando ocorrerá o pico da doença.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Governo de SP libera clubes para voltarem aos treinos a partir de 1º de julho

FERJ divulga escala de arbitragem para o retorno do Campeonato Carioca; veja os profissionais escolhidos

FERJ define horários dos jogos que irão marcar a retomada do Campeonato Carioca; veja detalhes

PUBLICIDADE
Better Collective