Home Futebol Conmebol anuncia nova competição; jogos em datas-Fifa prometem nova “briga” com clubes

Conmebol anuncia nova competição; jogos em datas-Fifa prometem nova “briga” com clubes

Competição terá seleções sul-americanas e jogadores com menos de 21 anos

Marcel Rauen
Marcel Rauen é jornalista formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) que atua na área esportiva há cerca de 15 anos. É fã e praticante de esportes em geral, mas principalmente de futebol. Escreve no Torcedores desde 2015 sobre o dia a dia dos clubes brasileiros e sobre a mídia esportiva

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou na última quinta-feira (11) a criação de um torneio amistoso entre seleções sub-21 a partir desta temporada. A competição será chamada de “Conmebol Evolução sub-21” e será disputada paralelamente às Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo,

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com a Conembol, a criação da nova competição tem como objetivo “aumentar o número de jogos internacionais na categoria sub-21 das diferentes seleções, para aumentar a competitividade dos jovens talentos do continente”.

Para cada rodada do novo torneio amistoso, cada seleção convocará pelo 16 jogadores, que viajarão no mesmo vôo das seleções principais na disputa das Eliminatórias. Os jogos serão disputado no mesmo dia (preliminares) às partidas das seleções principais ou um dia antes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Como forma de ajudar no transporte e na logística para esses jogos sub-21, a Conmebol anunciou ainda que vai contribuir com US$ 30 mil (R$ 161 mil nos valores atuais).

Nova competição promete nova “briga” com clubes

Se por um lado os jovens talentos da América do Sul terão a chance de jogar mais a nível internacional, seus clubes serão obrigados a cedê-los mesmo em meio a outras disputas já que no Brasil os jogos de outras competições não param durante as chamadas datas-Fifa.

Por isso, a “Conmebol Evolução sub-21” deve ficar marcada por ser mais uma competição a desfalcar os clubes brasileiros em disputas importantes.

PUBLICIDADE

Por outro lado, os clubes europeus também serão obrigados a ceder seus jovens atletas para a disputa na América do Sul, algo que não ocorre, por exemplo, na disputa das Olimpíadas.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Better Collective