O Palmeiras montou um planejamento especial para preparar o elenco para a final da Copa Libertadores, que será disputada contra o Flamengo, no próximo sábado, dia 27, em Montevidéu, no Uruguai. O cronograma da comissão técnica definiu usar os reservas no clássico contra o São Paulo e contra o Atlético-MG, e colocar os titulares na partida contra o Fortaleza. A decisão causou incômodo em parte da torcida, principalmente após a derrota no Choque-Rei, mas ajuda a entender o que o Abel Ferreira está preparando para a decisão do fim de semana.
“A mim, pagam para tomar decisões, e é uma coisa que eu faço. Sei há quanto tempo estou aqui, sei o que nos trouxe até aqui, sei do elenco que tenho. E podem ter certeza de uma coisa: temos um plano e vamos segui-lo até o fim, aconteça o que acontecer. Temos um calendário em que temos dois jogos seguidos, e eu não faço magia e milagre. Não há magia com a forma que está organizado. Sou pago para tomar decisões, e sou eu que assumo a responsabilidade por tomar decisões”, disse Abel Ferreira após a derrota para o São Paulo.
Depois de poupar no clássico, Abel escalar os titulares contra o Fortaleza, no último sábado (20), e pelo time que entrou em campo, é possível imaginar a base do Palmeiras para enfrentar o Flamengo tenha: Weverton, Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael, Danilo, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Dudu e Rony. Dessa formação, o treinador ainda pode realizar três mudanças.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJwRXNoVEVQYiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Sem poder contar com Marcos Rocha na final, Mayke disputa a vaga de titular na lateral-direita com Gabriel Menino. Abel Ferreira garante já ter definido que vai jogar. “Não queria abrir o jogo. Estou fazendo minhas experiências, colocando os dois jogadores, mas na minha cabeça está muito claro o que temos que fazer. No dia 27, vocês saberão quem é que vai jogar”, disse o treinador.
A outra lateral também pode ter mudança. Joaquín Piquerez tem sido utilizado como titular e teve uma atuação de destaque no segundo jogo da semifinal, contra o Atlético-MG, no Mineirão. Apesar de ser o favorito para ficar com a vaga, o retorno recente de Jorge pode ‘ameaçar’ a escalação do uruguaio.
Por fim, a outra mudança pode ocorrer no meio-campo. O volante Felipe Melo também teve uma atuação de gala na semifinal contra o Atlético-MG e se firmou entre os titulares nas últimas partidas, mas um problema no joelho ou uma opção tática de Abel Ferreira pode fazer Danilo ganhar a vaga entre os jogadores que vão iniciar a partida. Se optar por uma escalação mais conservadora, o camisa 30 segue no time titular e o garoto da base pode herdar a vaga de Gustavo Scarpa.
Scarpa é um dos principais jogadores do Palmeiras na temporada, mas chegou a ficar no banco de reservas em alguns jogos e já ouviu de Abel Ferreira que precisava melhorar sua postura em campo quando o time está sem a bola. “O Raphael Veiga é mais robusto, mais equilibrado, tanto para atacar como para defender. E o Scarpa sabe disso, eu já disse para ele. Esse é o desafio que os dois têm, os 50% com bola e os 50% sem bola. Ser agressivo para marcar. Quando juntam as duas, é um jogador completo. E o que queremos é ter dois jogadores completos para cada posição. São dois grandes jogadores. Eu volto a repetir, eles são os protagonistas”, explicou o treinador há algumas semanas.
A expectativa é que o Palmeiras entre com os reservas contra o Atlético-MG, nesta terça-feira (23), no Allianz Parque, pela 35ª rodada do Brasileirão – o que deve reforçar a base do time para o confronto contra o Flamengo.
Sobre a final da Libertadores:
A decisão da Libertadores de 2021 será disputada no dia 27 de novembro, às 17h (de Brasília) no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. A decisão irá colocar frente a frente o Palmeiras, atual campeão, e o Flamengo, que conquistou o título pela última vez em 2019 – quem vencer, irá entrar para a lista dos tricampeões, que entre os times brasileiros já tem São Paulo, Santos e Grêmio.

