Os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 começaram oficialmente nesta sexta-feira (4) com uma regra curiosa: os atletas não vão poder se cumprimentar com apertos de mãos ou abraços durante o período de competições na Ásia. Em contrapartida, a organização confirmou que irá distribuir preservativos aos participantes.
Somente na edição de verão dos Jogos no ano passado, em Tóquio, cerca de 160 mil camisinhas acabaram nas mãos dos competidores. O velocista Paulo André chegou a conversar durante sua permanência no Big Brother Brasil que o “mito” da Vila Olímpica é real: “É zona mesmo […] Somos jovens, a maioria, né? Atleta, tá ligado? Muita energia!”.
Pequim 2022 no combate à pandemia
A decisão dos organizadores de banir os cumprimentos durante a Pequim 2022 tem a ver com os protocolos contra a Covid-19. A intenção é prevenir que os atletas testem positivo para a doença e desfalquem suas delegações, como foi na Tóquio 2020. Mais de 150 casos foram registrados entre esportistas e funcionários no Japão.
“Todas as unidades olímpicas irão prover quantidades adequadas de preservativos de graça no tempo apropriado para as pessoas que adentrarem ao circuito”, afirmou um representante da organização à agência de notícias Reuters. Eles não confirmara, porém, quantas camisinhas serão entregues este ano.
Os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 foram abertos de maneira oficial na Cerimônia de Abertura hoje pela manhã. A festa começou às 9h (Brasília), 20h na China, e durou pouco mais de três horas. O lema da celebração foi “Em cada ascensão. Em cada queda. Em cada vitória. Estamos juntos”.

