O Palmeiras começa sua busca pelo Mundial de Clubes contra o Al Ahly, do Egito, nesta terça(8), em jogo da semifinal. Mas o clube brasileiro não tem boas recordações da última edição, onde caiu nesta mesma fase para o Tigres, do México. Sendo assim, levantou-se a questão se os clubes brasileiros estão no mesmo nível dos clubes do continente africano.
No programa ‘Bate-Pronto’ da Jovem Pan, os comentaristas entraram até no mérito, se os clubes daqui tem a mesma repercussão na Europa, que clubes como o Al Ahly. O apresentador Tiago Asmar, então foi enfático:
“O Pelé jogou aonde? No Al Ahly, ou no Santos? O Zico jogou aonde? no Flamengo, ou no Al Hilal?“, disse Asmar, ao defender a tese de que os clubes brasileiros são bem mais repercutidos internacionalmente.
Romário ou Salah?
Aí que entra a polêmica! O jornalista Flávio Prado lembrou da final da Copa Africana de Nações, entre Senegal e Egito, citando os craques mais conhecidos das equipes. Segundo Flávio, ninguém conhece os outros jogadores de ambas as seleções, a não ser Salah e Mané. Tiago Asmar então o rebateu, perguntando se seu colega estava comparando Salah e Mané com Pelé e Zico. A resposta foi surpreendente.
“Com o Pelé e com o Zico, não. Mas com os últimos jogadores aqui do Brasil, dá pra comparar sim. Dá pra comparar o Romário com o Salah sim. E não sei se o Romário ganha“, disse Flávio Prado, gerando debate quente na mesa.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJTNmFKdDJlcCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
No entanto, a maioria concordou no fato que Salah é mais conhecido atualmente, que clubes brasileiros como Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG.
“Você chega em boa parte do mundo, e mostra a foto do Salah, e mostra o escudo de vários clubes brasileiros. Aí o cara vai falar: ‘esse é o Salah, e esse clube, hmm“, disse o comentarista Mauro Cezar, também presente no debate.

