Home Torcedoras Duda Ribeira estreia nas Olimpíadas de Inverno aos 17 anos

Duda Ribeira estreia nas Olimpíadas de Inverno aos 17 anos

A brasileira entrou de última hora na competição e celebra “estou realizada!”

Naiara Ashaia
Jornalista e pós-graduanda em Mídia, Informação e Cultura.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Eduarda Ribeira, a Duda, estreou nas Olimpíadas de Inverno nesta terça-feira, 8. Atleta do esqui cross-country, a jovem de 17 anos participou da prova e comentou sobre a sensação de estar realizada, apesar de não ter classificado na prova de sprint.

“É realmente uma experiência única. Eu sempre vou guardar na minha cabeça tudo o que aconteceu. Eu realmente estou muito, muito feliz por ter conseguido dar tudo de mim. Estou realmente realizada por tudo”, contou Duda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Integrante mais nova da delegação brasileira que está em Pequim, Duda recebeu a convocação às pressas.  A princípio, era a terceira classificada entre as brasileiras para as duas vagas da competição. Porém, a jovem precisou substituir Bruna Moura, que sofreu um acidente a caminho do aeroporto.

Ao chegar na China, Duda declarou: “Eu fiquei bem nervosa, bem triste com a situação. Mas, ao mesmo tempo, fiquei aliviada de a Bruna estar bem. Espero que ela se recupere totalmente logo para a gente poder voltar a competir de novo. Vou trabalhar por nós duas aqui”.

Parceria de gerações entre Duda e Jaque

Jaqueline e Duda esbanjam parceria. Foto: William Lucas/Time Brasil

Além da jovem, a prova contou com a veterana Jaqueline Mourão. Aos 46 anos, Jaque é recordista em participação em Olimpíada. Isso porque, ao entrar na pista, a atleta completou sua oitava competição, ultrapassando Robert Scheidt, Formiga e Rodrigo Pessoa, todos com sete participações.

PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, Jaqueline se apoia a parceira de equipe durante os treinos. “É muito bom conversar com ela sobre as experiências que ela teve”, afirma Duda.

PUBLICIDADE

Na primeira prova classificatória do sprint do esqui cross-country, as brasileiras não conseguiram avançar de fase. Jaqueline Mourão ficou na 85ª colocação, com um tempo de 4min05s60. Já Duda Ribeira, com 4min14s53, terminou em 89º lugar.

Assim como o irmão mais velho, o vice-campeão mundial de esqui paralímpico Cristian Ribera, Duda sonha com as próximas competições olímpicas. “Com certeza vou querer voltar”, completa.

Better Collective