Home Mercado da Bola Santos promove mudanças nas divisões de base e mira contratação de ex-dirigente do Cuiabá

Santos promove mudanças nas divisões de base e mira contratação de ex-dirigente do Cuiabá

Edu Dracena busca novos profissionais para trabalhar na base do Santos

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Santos passa por um processo de reformulação do departamento de futebol. Com esse argumento, o clube comunicou, nesta terça-feira a demissão de dois integrantes das divisões de base.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que o Alvinegro Praiano demitiu o coordenador das categorias de base Felipe Gil e o técnico da equipe sub-17 Gabriel Bussinger. Além deles, o Santos deve anunciar a saída de mais quatro membros das categorias amadoras.

A reformulação é coordenada pelo diretor executivo de futebol Edu Dracena. O dirigente tem carta branca do presidente do Santos, Andrés Rueda, para enxugar a folha salarial da base alvinegra e, posteriormente, contratar profissionais dentro da realidade financeira do clube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ainda segundo apurou a reportagem, cabe a Edu Dracena informar os substitutos para os cargos vagos nos próximos dias. A expectativa é os novos membros da base santista sejam contratados até o fim desta semana.

Quem é Felipe Gil?

Contratado em fevereiro de 2021, Felipe Gil chegou ao Santos com a missão de modernizar os métodos de trabalho das categorias de base. Em 2020, foi executivo do Paraná Clube. Antes, de janeiro de 2019 a julho de 2020, também foi o home forte do futebol do Figueirense.

Além disso, ele acumulou experiência atuando como coordenador de captação de Internacional e Brasil de Pelotas. Aos 38 anos, o dirigente deve ser substituído por Ricardo Luiz. Livre no mercado, ele trabalhou por 11 meses no Cuiabá. Além disso, foi supervisor da base do Cruzeiro entre 2016 e 2021.

PUBLICIDADE

Quem é Gabriel Bussinger?

Levado por Felipe Gil, o treinador desembarcou no Santos em 2021. Sua primeira experiência à beira do campo foi no time sub-23 do Avaí em 2020. Posteriormente, foi promovido a integrante da comissão técnica permanente do clube catarinense.

PUBLICIDADE

Nesse ínterim, foi assistente do técnico Claudinei Oliveira que conduziu o Leão da Ilha de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Logo depois de garantir o acesso, Gabriel Bussinger foi contratado para comandar o time sub-17 do Santos.

Better Collective