Não é só no futebol que comparações entre passado e presente são recorrentes. Constantemente, ex-jogadores da NBA concedem entrevistas e criam diversas polêmicas. Ao passo que eles valorizam suas respectivas eras, também há uma desvalorização do basquete praticado na atualidade.
A polêmica da vez foi do Charles Oakley, ala-pivô com uma longa carreira na liga (1985-2004), e que marcou época em suas passagens por Bulls e Knicks. Com uma aparição no All-Star e duas seleções para o Time de Defesa, Oakley concedeu uma entrevista ao podcast “No Pump Fakes”, da revista Slam.
No entanto, sua entrevista ficou marcada por sua fala a respeito do grego Giannis Antetokounmpo. Segundo Oakley: “Giannis não seria uma ‘força’ nos anos 90. Ele teria problemas, seria forçado a arremessar mais. Também não conseguiria infiltrar tanto até a cesta. Eu adoro que ele faça isso atualmente, mas antigamente ele seria um jogador de banco de reservas”.
Além disso, Oakley também destacou a evolução do Antetokounmpo nos arremessos: “Giannis está jogando o seu basquete, certamente. Eu era cético sobre a sua capacidade de acertar arremessos e lances livres em momentos importantes, mas ele convenceu-me nos playoffs passados”.
Antetokounmpo na NBA
É válido lembrar que Giannis Antetokounmpo coleciona, até aqui, seis aparições no All-Star Game, cinco para o Time Ideal da Temporada, quatro para o Time de Defesa, dois prêmios de MVP, um prêmio de Melhor Defensor (2019-20) e um título de campeão da NBA (sendo MVP das Finais em 2021).
Com apenas 27 anos, o craque do Milwaukee Bucks já faz parte dos 75 melhores jogadores da história da NBA. Infelizmente não existe uma máquina do tempo que possa comprovar a declaração do Oakley. Contudo, o jogo inegavelmente mudou, o que torna comparações como essa bem complicadas.

