Home Futebol SAF no Atlético-MG? Menin diz que quer viabilizar projeto ainda em 2022

SAF no Atlético-MG? Menin diz que quer viabilizar projeto ainda em 2022

‘Mecenas’ do Galo quer procurar investidores para ajudar na estruturação do projeto de clube-empresa atleticano

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A onda da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) pode chegar a mais um clube. No caso, o Atlético-MG, que já estaria se movimentando para poder viabilizar um projeto para tornar o futebol do clube gerido por uma empresa, de acordo com informação do colunista Lauro Jardim, do jornal ‘O Globo’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo Jardim, o plano da SAF do Galo estaria sendo pensado por Rubens Menin, empresário que se tornou o grande ‘mecenas’ do futebol atleticano. O dono de empresas como a MRV e a CNN Brasil está buscando sócios para que tal projeto saia do papel e comece a ser implementado já em 2022.

Para que o projeto seja realidade, o empresário espera usar na negociação com um possível sócio parte do que o clube deve a ele por conta dos investimentos feitos no elenco atleticano, dívida esta que gira em cerca de R$ 1,3 bilhão. Ainda não existe uma data para que o esboço possa ser divulgado para dirigentes e a torcida, mas o desejo de tornar isto realidade ainda nesta temporada deve fazer com que tal seja revelado em breve.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Apesar de ser um dos homens (num grupo chamado dos ‘Quatro Rs’) que investiram ao trazer os reforços que ajudaram o Atlético-MG a se tornar uma das potências do futebol brasileiro em 2021 e de ter influência ainda junto ao corpo diretivo do clube, Menin se vê favorável a modelo de SAF que vários clubes brasileiros estão implantando ou querem implantar. Quando o grande rival do Galo, o Cruzeiro, criou a empresa que acabaria sendo vendida a Ronaldo, o ‘mecenas’ atleticano elogiou a atitude da Raposa à época.

“Acho que o passo que o Cruzeiro está dando é inteligente. Outros times estão fazendo e, possívelmente, faremos no Atlético do jeito certo e no momento certo, que é a profissionalização. É a evolução do futebol, é uma tendência no futebol brasileiro”, disse Menin na ocasião.

Estima-se que os gastos do grupo liderado pelo empresário renderam ao Atlético-MG cheguem quase a R$ 200 milhões, contando todas as contratações feitas pela equipe desde 2020.

PUBLICIDADE
Better Collective