Em mais uma ação do mundo do esporte em retaliação à invasão russa na Ucrânia, a Federação Britânica de Automobilismo anunciou nesta quarta-feira (2) que baniu todos os pilotos que correm com o passaporte de Rússia ou Belarus de participarem de eventos em solo britânico, o que quer dizer que Nikita Mazepin está fora do GP de Silverstone de Fórmula 1 e a Haas já tem que pensar em quem correrá no seu lugar.
Lembrando que a Haas já vinha sofrendo pressão para tirar Nikita Mazepin nos últimos dias, com até uma lista de possíveis candidatos para substituir o piloto da Rússia na Fórmula 1. Além do brasileiro Pietro Fittipaldi também são cotados Antonio Giovinazzi, Callum Ilott, Oscar Piastri, Nyck de Vries e Nico Hulkenberg.
“Esse é o momento para a comunidade do automobilismo internacional agir e mostrar apoio ao povo da Ucrânia e nossos colegas da Federação de Automobilismo da Ucrânia. As licenças dadas às federações russas e bielorrussas de automobilismo estão suspensas no Reino Unido. Nenhuma equipe russa/bielorrussa estão aprovadas para entrar em competições no Reino Unido.” – declarou em comunicado oficial a Federação Britânica de Automobilismo, que também proibiu qualquer símbolo da Rússia. Ou seja, nada de Fórmula 1 em solo britânico para Mazepin.
“Nenhum símbolo nacional, cores, bandeiras (no uniforme, equipamento e carro) poderão ser mostrados no eventos da Federação Britânica de Automobilismo. A decisão foi tomada em plena consulta com o governo britânico e os órgãos governamentais esportivos para garantir que haja uma resposta unilateral à crise.” – finalizou o órgão máximo do automobilismo do país que sedia o Grande Prêmio de Silverstone de Fórmula 1.
Motorsport UK announces actions in response to the current situation in Ukraine.
Read more 👉 https://t.co/ureQ71VpMX#OurMotorsportUK
— Motorsport UK (@ourmotorsportuk) March 2, 2022
Quando a Fórmula 1 retornará?
A temporada da Fórmula 1 dará o seu pontapé inicial nos dias 18, 19 e 20 de março com o Grande Prêmio do Bahrein, que será disputado no circuito de Sakhir. Lembrando que a categoria, por enquanto, terá 22 corridas em 2022, devido ao cancelamento do GP da Rússia.
Fique ligado aqui no site Torcedores para saber tudo sobre Fórmula 1 e todo o esporte aqui no Brasil e no mundo!

