Home Futebol Estreia de Neymar como jogador profissional no Santos completa 13 anos; relembre como foi

Estreia de Neymar como jogador profissional no Santos completa 13 anos; relembre como foi

“A Joia”, como era chamado pela imprensa, estreou com a camisa do Santos no dia 7 de março de 2009, no estádio do Pacaembu

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Há exatamente 13 anos, na noite do sábado dia 7 de março de 2009, Neymar fez sua estreia como jogador profissional do Santos, na vitória por 2 x 1 sobre o Oeste, em partida disputada no estádio do Pacaembu, em São Paulo, e válida pelo Campeonato Paulista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O time alvinegro, treinado por Vágner Mancini, tinha mais posse de bola e buscava o ataque desde o início do jogo, mas esbarrava na forte marcação adversária, mostrando dificuldade em criar jogadas de perigo.

No segundo tempo, a torcida santista perdeu a paciência com o desempenho da equipe e começou a gritar o nome do então garoto Neymar, de apenas 17 anos, maior promessa das categorias de base do clube e que estava no banco de reservas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJlVGlCeGZBbiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Até que, aos 14 minutos, Mancini atendeu ao pedido das arquibancadas e colocou Neymar, que jogou pela primeira vez no time profissional, em substituição ao meia colombiano Mauricio Molina.

Dois minutos depois, o “Menino da Vila” fez vibrar os 23.590 torcedores presentes ao Pacaembu. Neymar chegou em velocidade pelo lado direito, driblou seu marcador e, ao cruzar, a bola foi direto em direção ao gol, encobrindo o goleiro do Oeste e atingindo o travessão.

PUBLICIDADE

Aos 20 minutos, veio o primeiro gol santista. O atacante Roni tentou tabelar a bola com Madson, porém o zagueiro Adriano afastou errado e o próprio Roni avançou para dentro da área e chutou forte no canto direito. A bola ainda acertou a trave antes de entrar. Na comemoração, o jogador se dirigiu ao banco de reservas para abraçar Molina.

PUBLICIDADE

Aos 35, Neymar deu ótimo passe para Triguinho que, dentro da área, bateu à esquerda do goleiro Weverton. A um minuto do fim do tempo regulamentar, o Peixe voltou a balançar as redes num golaço do atacante Madson, eleito o melhor em campo. Já nos acréscimos, Dezinho descontou para o Oeste.

Na estreia de Neymar como profissional, o Santos jogou com Fábio Costa, Fabiano Eller, Domingos e Adaílton (Germano); Luizinho (Pará), Roberto Brum, Triguinho e Rodrigo Souto; Madson, Roni e Molina (Neymar).

Uma semana depois, no mesmo Pacaembu, Neymar anotou seu primeiro gol como profissional. O Santos vencia o Mogi Mirim por 2 x 0 quando, aos 28 minutos do segundo tempo, Roni cruzou na área e Neymar mergulhou de cabeça para balançar as redes. Na comemoração, a “Joia” socou o ar, imitando o gesto imortalizado por Pelé, além de levantar as duas mãos para o céu. O estádio inteiro passou então a gritar seu nome.

Better Collective