Home Futebol Santos pode acabar rebaixado no Paulistão? Confira as chances

Santos pode acabar rebaixado no Paulistão? Confira as chances

Após derrota no clássico contra o Palmeiras, Peixe segue ameaçado restando apenas duas partidas para o fim da primeira fase

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Na noite de domingo (13), o Santos enfrentou o Palmeiras no Allianz Parque, em São Paulo, e acabou sendo derrotado pelo placar de 1 x 0, em clássico válido pela 11ª rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Após quatro empates, quatro derrotas e apenas duas vitórias no torneio estadual, o time da Vila Belmiro possui dez pontos no Grupo D, dois a menos que o Santo André, o segundo colocado, e nove abaixo do líder e já classificado Red Bull Bragantino. A Ponte Preta ocupa a quarta e última posição com oito pontos.

Dessa maneira, pelo segundo ano consecutivo, o Santos atravessa um momento complicado na reta final do Paulistão, já que, na edição de 2021, o clube se livrou matematicamente do rebaixamento à Série A2 na rodada final, quando venceu o confronto direto contra o São Bento por 2 x 0, na Vila Belmiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJBNjl0Y2lvRCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

 

Na competição deste ano, o Peixe ainda pode conseguir avançar para a fase de mata-mata, porém também pode ser rebaixado de divisão no Estadual, o que seria algo inédito na história do Alvinegro Praiano. A boa notícia para os santistas? O time depende somente de suas próprias forças.

PUBLICIDADE

Classificação às quartas de final?

O Santos tem um jogo a menos que o vice-líder do Grupo D, o Santo André, que será realizado na próxima quarta (16) contra a Ferroviária, às 19h00, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara.

PUBLICIDADE

Em caso de um triunfo sobre a Locomotiva, a equipe treinada pelo argentino Fabián Bustos assume a segunda posição da chave e bastaria mais uma vitória na última rodada em casa diante do Água Santa para avançar às quartas de final da competição.

Ou rebaixamento à Série A2?

Por outro lado, em caso de um novo tropeço diante da Ferroviária, o Santos fica bem mais distante da vaga na próxima fase e, pior ainda, chega na última rodada com a necessidade de vitória em casa diante do Água Santa, para não correr risco de rebaixamento para a Série A2 do Paulistão do ano que vem.

A Ponte Preta, lanterna do grupo D com oito pontos e 15ª colocada na classificação geral do torneio, joga contra o Ituano na última rodada, em Campinas. Se a Macaca vencer e o Santos perder seus dois últimos compromissos, o time da Vila Belmiro pode não disputar a elite do futebol paulista em 2023.

Better Collective