Home Futebol Após vitória sobre o Fluminense, Olimpia dispara em ranking histórico da Libertadores; confira

Após vitória sobre o Fluminense, Olimpia dispara em ranking histórico da Libertadores; confira

Fluminense é derrotado pelo Olimpia nos pênaltis e se despede da Libertadores

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Na noite de ontem (16), o Fluminense, que havia vencido o primeiro jogo em casa, por 3 a 1, foi derrotado pelo Olimpia por 2 a 0, no Paraguai e acabou sendo eliminado da Libertadores nos pênaltis, após Willian Bigode e Felipe Melo perderem as duas primeiras penalidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Esse jogo valeu além da classificação para o time paraguaio, um dado histórico. O Olimpia é agora, de forma isolada, o time que mais participou de disputa de pênaltis em toda a história da Libertores. Ao todo, essa foi a 13ª disputa da equipe, que venceu 7 e perdeu 6. Entre os 5 primeiros nesse ranking, apenas um brasileiro, o Palmeiras, que disputou 10 vezes a classificação nos pênaltis, vencendo 7 e perdendo apenas 4.

O Olimpia, que é tricampeão da Libertadores (1979, 1990 e 2002), venceu inclusive o seu último título nos pênaltis, contra outro brasileiro, o surpreendente São Caetano, que chegou como favorito na final. O azulão venceu o primeiro jogo, lá no Paraguai por 1 a 0. Perdeu na volta, no Morumbi, por 2 a 1 e acabou derrotado nos pênaltis por 4 a 2.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Porém, não foram só conquistas. O time paraguaio perdeu a final da Copa Libertadores de 1989 e 2013 nos pênaltis. Em 89, foi derrotado pelo Atlético Nacional, da Colômbia. O Olimpia venceu o primeiro jogo por 2 a 0, perdeu o segundo pelo mesmo placar e nos pênaltis foi derrotado por 5 a 4. Já em 2013, o São Caetano foi vingado pelo Atlético-MG. O galo de Ronaldinho Gaúcho conquistou sua primeira Libertadores nos pênaltis. Assim como foi em 89, o Olimpia venceu em casa por 2 a 0 e o galo venceu em minas pelo mesmo placar. Nos pênaltis, São Victor brilhou e o Atlético foi campeão por 4 a 3.

Veja abaixo os times que mais vezes tiveram disputa de pênaltis em toda a história da Libertadores: 

Olimpia (PAR) – 13 vezes (ganhou 7 e perdeu 6)

PUBLICIDADE

Boca Juniors (ARG) – 12 vezes (ganhou 8 e perdeu 4)

PUBLICIDADE

Palmeiras (BRA)  – 10 vezes (ganhou 7 e perdeu 3)

Barcelona (ECU) – 9 vezes (ganhou 7 e perdeu 2)

River Plate (ARG) – 8 vezes (ganhou 4 e perdeu 4)

Better Collective