Responsável por organizar a Copa Libertadores, a Conmebol abriu, nesta sexta-feira (18), o processo de licitação referente aos direitos de transmissão do campeonato internacional entre os anos 2023 e 2026. A medida é válida também para a Copa Sul-Americana e a Recopa Sul-Americana.
De acordo com informações oficiais, o processo será auditado pela Ernst & Young e agenciado pela empresa FC Diez Média. Os interessados tem até o dia 20 de abril para enviarem propostas. Nesse sentido, muita coisa pode ocorrer até lá.
Uma delas é o Grupo Globo entrando forte na competição. A empresa carioca rescindiu, no fim de 2021, o contrato que tinha com a Conmebol e viu o SBT adquirir os direitos de transmissão da Libertadores.
Mais que isso: viu também o canal de Sílvio Santos exibir duas finais disputadas somente por times brasileiros e ter excelentes índices de audiência.
O Palmeiras venceu as duas decisões mostradas pela emissora. O Verdão derrotou o Santos, no estádio Maracanã, e ganhou do Flamengo, em Montevidéu.
De acordo com informações do site UOL, a Globo fez acordo para pagar R$ 223 milhões à Conmebol como forma de indenizar a entidade pelo contrato rescindido. Sem tal acordo, ela não poderia participar da licitação.
O segundo detalhe que pode ocorrer até o dia 20 de abril é o SBT fazer o máximo para se manter como dono dos direitos de transmissão da Libertadores.
O veículo de comunicação ficou bem posicionado no Ibope do estado de São Paulo (o principal mercado publicitário do país) em vários dias que exibiu jogos da competição.
Vale destacar que a emissora não se restringe aos times do eixo Rio-São Paulo. O SBT também exibiu um clássico entre Grêmio e Internacional, em 2020, e optou por transmitir o duelo entre Palmeiras e Atlético-MG quando tinha o Flamengo na outra semifinal da Libertadores 2021.
Além de tudo isso, não será surpreendente se a TV Record participar do processo. O canal televisivo tem investido em torneios de futebol.
Neste ano, exibiu os dois principais campeonatos estaduais do futebol brasileiro: o Paulistão e o Cariocão.
Por fim, os Grupos Turner e Disney correm por fora, mas competiriam somente pelos pacotes de transmissão da TV Fechada.
Conmebol abre licitação para transmissão da Libertadores entre 2023 e 2026:
@CONMEBOL abre licitação para os direitos de transmissão da @Libertadores entre os anos 2023 e 2026. Propostas devem ser enviadas até o dia 20 de abril. pic.twitter.com/9LGVs0thhT
— Octávio Augusto (@octaviojr1993) March 19, 2022

