Home Futebol São Paulo leva ampla vantagem sobre Palmeiras em mata-mata; veja retrospecto

São Paulo leva ampla vantagem sobre Palmeiras em mata-mata; veja retrospecto

Finalistas do Campeonato Paulista farão a reedição do encontro do ano passado que terminou com a vitória do Tricolor do Morumbi

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

O Campeonato Paulista deste ano terá na final o reencontro dos dois times que decidiram o campeão do ano passado. E apesar da sequência positiva e invicta do Palmeiras no estadual, o São Paulo de Rogério Ceni pode se apegar ao histórico favorável no embate entre ambos em jogos mata-mata e duelos cabais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ5cHVjaE9POSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

O Tricolor é, no Choque-Rei, a equipe que mais registra êxitos em cima do rival palestrino em toda sua história nas chamadas “finais antecipadas”. Até hoje, os dois mediram forças em 23 oportunidades, levando em consideração todas as competições, e o São Paulo levou a melhor em 16 e, o Verdão, em sete.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A última vez em que os clubes se enfrentaram numa situação parecida foi nas quartas de final da Libertadores do ano passado. Na ocasião, os comandados de Abel Ferreira empataram na ida por 1×1 no Morumbi e aplicaram um sonoro 3×0 na volta, em pleno Allianz Parque, para o seu torcedor.

PUBLICIDADE

São Paulo x Palmeiras em finais

Porém, quando o recorte das estatísticas é ainda mais fechado, a situação deixa a rivalidade bem mais equilibrada e não apresenta vantagem de um ou de outro. Em disputas diretas pelo título, ou seja, em finais, o time do Morumbi tem exatamente o mesmo número de vitórias que o Palmeiras, sendo o mais recente na decisão da taça do Paulista no ano passado.

O cenário de 2022 “se inverte” quando comparado ao que foi observado na  edição anterior. No caminho até a final, o Palmeiras se classificou com um clássico contra o Corinthians nas semis em 2021, enquanto que, agora, quem pegou o Timão foi o Tricolor. Desta vez, o ganhador da taça será decidida no Allianz Parque, ao invés do Morumbi.

Better Collective