Há mais de 10 anos atrás, o Corinthians terminava as 38 rodadas do Brasileirão 2011 com 71 pontos, dois a mais do que o Vasco, e conquistava o título da competição. Nesta edição, vale destacar o desempenho dos clubes cariocas: Fluminense com 63 e Flamengo com 61 fecharam o G4.
Na parte debaixo da classificação, Avaí terminou em último e foi rebaixado para a Série B, além dele, América-MG, Ceará e Athletico também caíram. Hoje, todos os quatro disputam a Série A novamente em 2022.
Dos rivais paulistas do Corinthians no Campeonato Brasileiro, o São Paulo foi o melhor colocado, com a 6ª posição. Em seguida vem o Santos, que acabou a competição no 10º lugar, com três pontos a mais que o Palmeiras, 11º.
Artilharia do Brasileirão em 2011
Por um gol, Borges, atacante do Santos, terminou o Campeonato Brasileiro no topo da artilharia. O jogador balançou a rede 23 vezes em 31 jogos disputados na competição no ano de 2011.
Em segundo lugar, com 22, terminou Fred, pelo Fluminense, clube onde está jogando atualmente; a diferença é que o atleta disputou menos jogos, foram apenas 25. Depois dessa disputa acirrada, também por um time carioca, aparece Deivid, pelo Flamengo, com 15 gols.
Durante a carreira, Borges, artilheiro do Brasileirão 2011, passou por mais de 10 clubes no país. Antes de atuar pelo Santos, o atacante defendeu o São Paulo entre 2007 e 2009, depois foi transferido para o Grêmio, onde ficou por duas temporada, até chegar ao Peixe.
Na estreia com a camisa do Santos, o atacante balançou a rede duas vezes e o Alvinegro bateu o Avaí por 3 a 1, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro; no jogo seguinte, ele fez mais gol e o adversário era o Cruzeiro.
Na temporada seguinte, Borges acabou sendo contrato pelo time mineiro, passagem a qual foi interrompida por conta de uma contusão no fim do campeonato.
Em 2013, o atacante terminou o Brasileirão como artilheiro do Cruzeiro, foram 10 gols marcados com a camisa da Raposa, que acabou sendo campeã da competição neste ano. Sem ter o contrato renovado, Borges deixou o time em 2014.
O próximo destino do jogador foi novamente um clube paulista, desta vez a Ponte Preta, por quem jogou em 2015 e fez 6 gols em 33 duelos disputados; artilheiro acabou dispenso no fim da temporada.
Para encerrar a carreira, em 2016, Borges acertou com América-MG, que foi o campeão do Campeonato Mineiro, depois de 15 anos de jejum. Em quatro meses, com apenas dois gols, o jogador foi dispensado e optou por pendurar as chuteiras. Hoje, o ex-jogador tem 41 anos.

