Após muita espera, o Brasileirão Série A finalmente está de volta. Neste fim de semana, três partidas abrem a competição: Fluminense x Santos, Atlético-GO x Flamengo e Palmeiras x Ceará. Apesar de estarmos no início da temporada do futebol, quase metade das equipes já trocaram de treinador e o Torcedores.com levantou a lista com todas as mudanças no comando técnico.
Cabe ressaltar que muitos times trocaram de técnico antes do início da temporada, como no caso do Atlético-MG, atual campeão do Brasileirão. O Galo perdeu o ídolo Cuca ainda no final do ano passado, que optou por não comandar nenhuma equipe no primeiro semestre de 2022, e contratou o argentino Antônio Mohamed em seu lugar. Outros quatro clubes seguiram o mesmo caminho; confira:
Cuiabá – Trocou o tetracampeão mundial Jorginho pelo também experiente Pintado.
Fluminense – Contratou o ídolo Abel Braga para o lugar de Marcão, que voltou ao cargo de auxiliar.
Flamengo – Trocou o interino Maurício Souza pelo português Paulo Sousa (ex-seleção polonesa).
Internacional – Demitiu Diego Aguirre no final do último Brasileirão Série A e trouxe o também uruguaio Alexander Medina para seu lugar.
Enquanto isso, outras oito equipes da elite do futebol brasileiro “trocaram de pneu com o carro andando”, como diz o ditado popular. O caso mais emblemático foi do Corinthians, que tinha o ex-jogador Sylvinho no comando da equipe e o demitiu mesmo após várias entrevistas dos diretores respaldando o trabalho. Veja todas as trocas efetuadas antes do início do Brasileirão Série A:
Atlético-GO – Marcelo Cabo pediu demissão em fevereiro e o Dragão contratou Umberto Louzer para seu lugar.
Avaí – Claudinei Oliveira foi demitido em fevereiro e time trouxe Eduardo Barroca quase um mês mais tarde.
Botafogo – Campeão da última Série B, Enderson Moreira foi vitimado pela venda da SAF, que buscava outro nome para um projeto mais duradouro. O escolhido foi o português Luís Castro.
Ceará – Tiago Nunes foi demitido após derrota nas quartas de final da Copa do Nordeste e o Vozão apostou na experiência de Dorival Júnior.
Corinthians – O Timão demitiu Sylvinho, em fevereiro, após derrota no clássico para o Santos. Semanas mais tarde o alvinegro fechou a contratação do português Vitor Pereira, que estreia no domingo pelo Brasileirão Série A.
Goiás – O Esmeraldino apostou na juventude de Bruno Pivetti, que até conseguiu bons números (5 vitórias em 7 jogos). Mas o clube decidiu pela substituição após a saída do coordenador de futebol Paulo Autuori, responsável pela contratação do treinador. Glauber Ramos ocupa o cargo no momento.
Juventude – O time de Caxias do Sul demitiu Jair Ventura, que comandou a equipe no último Brasileirão Série A, e trouxe Eduardo Baptista para seu lugar. O novo treinador vinha de boas campanhas pelo Mirassol.
Santos – Sem bons resultados, o técnico Fábio Carille foi demitido do Peixe após derrota para o Mirassol, em fevereiro. Para seu lugar, o alvinegro trouxe o argentino Fábian Bustos.
Por outro lado, outras sete equipes do Brasileirão Série A mantiveram os treinadores da última temporada. Destaque para Red Bull Bragantino e Palmeiras, que possuem os treinadores mais longêvos do futebol brasileiro: Maurício Barbieri e Abel Ferreira, respectivamente.
Marquinhos Santos – América-MG
Alberto Valentim – Athletico
Gustavo Morínigo – Coritiba
Juan Pablo Vojvoda – Fortaleza
Abel Ferreira – Palmeiras
Maurício Barbieri – Red Bull Bragantino
Rogério Ceni – São Paulo

