Home Mercado da Bola 7 times iniciam o Brasileirão Série A com o mesmo técnico de 2021; saiba quais

7 times iniciam o Brasileirão Série A com o mesmo técnico de 2021; saiba quais

O Brasileirão Série A é o nono campeonato que mais demite técnicos em todo o planeta, mas o cenário parece que mudou em alguns clubes. Pelo menos nos últimos meses

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Estudo Internacional do Esporte (CIES Football Observatory), o Brasileirão Série A é o nono campeonato que mais demite técnicos no mundo. Apesar disso, o cenário parece que mudou para alguns clubes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pelo menos por um curto espaço de tempo. Isso porque sete times vão começar a edição 2022 do torneio com o mesmo treinador que encerrou a temporada passada.

Veja, a seguir, os times do Brasileirão Série A que mantiveram o mesmo treinador do ano passado:

  • América-MG (Marquinhos Santos)

O Coelho escolheu o profissional para substituir Lisca e acertou na decisão. Sob o comando de Marquinhos Santos, o América-MG garantiu vaga (via Brasileirão Série A) para disputar as fases iniciais da Libertadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Hoje, o time mineiro está na fase de grupos do principal torneio de clubes do futebol sul-americano.

  • Athletico Paranaense (Alberto Valentim)

O Furacão já conseguiu o título da Copa Sul-Americana e dois vice-campeonatos: Copa do Brasil e Recopa Sul-Americana.

  • Coritiba (Gustavo Morínigo)

O treinador paraguaio está no Coxa desde 2020. Foi rebaixado naquele ano, mas conseguiu o acesso para o Brasileirão Série A logo na temporada seguinte. Em 2022, a parceria já rendeu um título estadual

PUBLICIDADE
  • Fortaleza (Juan Pablo Vojvoda)

O argentino chegou para suceder Rogério Ceni e seria difícil repetir o histórico trabalho desenvolvido pelo hoje treinador do São Paulo. Apesar disso, Vojvoda conseguiu obter resultados tão bons (ou melhores) que o antecessor.

PUBLICIDADE

Foi 4° colocado no Brasileirão Série A 2021 (o que rendeu uma classificação direta para a fase de grupos da Libertadores) e semifinalista da Copa do Brasil no mesmo ano.

Em 2022, o Fortaleza já foi campeão da Copa do Nordeste. Derrotou o Sport na final.

  • Palmeiras (Abel Ferreira)

O português está no Verdão desde 2020 e já se consolidou como um dos técnicos mais vencedores da história do clube.

Além de duas Libertadores consecutivas, Abel Ferreira também tem um título de Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e um Campeonato Paulista vencido com um inesquecível 4 a 0 diante do São Paulo.

PUBLICIDADE

Recentemente, clube e treinador renovaram o contrato por mais dois anos. O novo vínculo é válido até o fim de 2024.

PUBLICIDADE
  • Red Bull Bragantino (Maurício Barbieri)

Maurício Barbieri é o treinador que está há mais tempo entre aqueles que vão disputar o Brasileirão Série A. Ele já foi vice-campeão da Copa Sul-Americana e conseguiu uma vaga para Libertadores 2022.

  • São Paulo (Rogério Ceni)

Após ajudar o clube a escapar do rebaixamento no Brasileirão Série A 2021, o treinador quase conseguiu o título estadual em 2022, mas uma derrota por 4 a 0 contra o Palmeiras fez o São Paulo ficar com o vice-campeonato.

Better Collective