Home Futebol Gafe? Globo “ignora” polêmica de 1987 e coloca Flamengo com sete títulos do Brasileirão

Gafe? Globo “ignora” polêmica de 1987 e coloca Flamengo com sete títulos do Brasileirão

Discussão sobre o Brasileiro de 1987 rende polêmica até hoje, mas a CBF considera Flamengo e Sport como campeões daquela edição

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

Dona dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, a TV Globo exibiu uma matéria sobre o início da competição na edição do Jornal Nacional de sexta-feira (8), véspera da primeira rodada da Série A, e listou os times com mais títulos. Um detalhe, porém, chamou atenção especificamente da torcida do Flamengo: o clube aparece com apenas sete conquistas, e não oito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ao que tudo indica, o repórter que produziu a reportagem não considerou a conquista do Brasileirão de 1987, antes chamado de Copa União, e que até hoje é motivo de polêmica para se dizer quem é o verdadeiro campeão. Há quem garanta que o título pertence ao Flamengo, mas o Superior Tribunal Federal (STF) decidiu em última instância em 2018 que o verdadeiro campeão é o Sport.

A CBF, por sua vez, evita entrar em conflito com a maior torcida do país e considera os dois clubes como campeões de 1987. Quando o Flamengo conquistou o Brasileirão da temporada de 2020, a entidade máxima do futebol brasileiro destacou o histórico do clube carioca na competição. “O Brasil é vermelho e preto! O Flamengo é o grande campeão do Brasileirão Assaí 2020. Apesar do revés nesta quinta-feira (25) diante do São Paulo, no Morumbi, o Rubro-Negro conquistou o bicampeonato do Campeonato Brasileiro – o oitavo de sua história“, diz uma parte do texto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Entenda a polêmica do Brasileirão de 1987:

Na temporada de 1987, a chama Copa União era dividida em dois módulos: o Módulo Amarelo, organizado pela CBF e que tinha Atlético-GO, Atlético-PR, Bangu, Ceará, Criciúma, CSA, Guarani, Inter de Limeira, Joinville, Náutico, Portuguesa, Rio Branco-ES, Sport, Treze e Vitória; e o Módulo Verde, organizado pelo extinto ‘Clube dos 13’, com Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santa Cruz, Santos, São Paulo e Vasco.

PUBLICIDADE

Com 16 equipes, o Módulo Verde foi disputado com dois grupos de oito equipes cada, em sistema de turno e returno. Na decisão do módulo, o Flamengo superou o Internacional.
Em tese, os dois finalistas do Módulo Verde deveriam disputar uma espécie de quadrangular organizado e proposto pela CBF contra os finalistas do Módulo Amarelo, conquistado pelo Sport, mas ambos os clubes se recusaram. Sport e Guarani (vice-campeão do Módulo Amarelo) então se enfrentaram novamente e o time pernambucano ficou com o título.

Veja a repercussão da reportagem da Globo entre torcedores do Flamengo no Twitter:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Better Collective