Home Futebol Brasileirão: Apenas um atleta participou de todas as 20 edições de pontos corridos; saiba quem

Brasileirão: Apenas um atleta participou de todas as 20 edições de pontos corridos; saiba quem

Fábio, que retornou à Série A do Brasileirão para jogar no Fluminense, participou de outras 17 edições. Diego Sousa parou na 19ª temporada

Rafael Alves
Jornalista formado em 2022 pela Universidade Cruzeiro do Sul. Produtor de conteúdo para internet desde 2017, iniciou no Torcedores em 2018 e cobriu uma Copa do Mundo e uma Olimpíadas. Atua também nas áreas de Fórmula 1 e Valorant.

Começou no último sábado (9) a 20ª edição do Campeonato Brasileiro na Era dos Pontos Corridos. A mudança aconteceu em 2003 após anos do torneio em formato de mata-mata e gerou diversos campeões. São Paulo, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense, Santos, Atlético-MG e Athletico ganharam o torneio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Porém, apenas um jogador que segue a carreira profissional que atuou em todas as edições de pontos corridos: o lateral-esquerdo Fábio Santos, do Corinthians. Aos 36 anos de idade, o defensor alvinegro foi relacionado para o jogo contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, e atingiu o feito histórico.

Fábio Santos foi revelado pelo São Paulo em 2003 e teve vínculo com o Tricolor Paulista até o ano de 2008. Em 2007, ele ainda jogou o Brasileirão pelo Cruzeiro. Negociado com o Monaco no ano seguinte, ele foi emprestado rapidamente ao Santos e jogou a competição pela equipe alvinegra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em 2009, o time do lateral-esquerdo foi o Grêmio, onde ficou até se transferir para o Corinthians, em 2011. Campeão do mundo e da Libertadores no Timão, Fábio Santos deixou Itaquera em 2015 após as primeiras rodadas do Brasileirão. No ano seguinte, ele retornou ao Brasil para jogar pelo Atlético-MG. Em 2020, ele retornou ao Corinthians.

Diego Souza e Fábio são outros destaques no Brasileirão

Recém-contratado pelo Fluminense, o goleiro Fábio só ficou de fora em duas edições do Brasileirão: 2020 e 2021. Nas duas oportunidades, ele permaneceu no Cruzeiro na disputa da segunda divisão e por isso acabou ficando de fora das edições da Série A do campeonato nacional nessas temporadas.

O único jogador que pode igualar o feito histórico de Fábio Santos é o atacante Diego Souza. Atualmente disputando a Série B do Brasileirão pelo Grêmio, o jogador pode chegar à 20ª edição da primeira divisão na era dos pontos corridos caso, em algum momento desta temporada, se transferir para os times da Série A.

PUBLICIDADE
Better Collective