Na tarde de domingo (24), o Santos venceu o América-MG pelo placar de 3 x 0, no estádio da Vila Belmiro, em duelo da terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, e assumiu a liderança da competição.
O Peixe tem sete pontos ao lado do Atlético-MG, mas aparece em primeiro lugar na tabela por ter um gol a mais de saldo que o Galo (4 x 3).
Para Juca Kfouri, jornalista e colunista do “UOL Esporte”, estar no topo da tabela na terceira rodada significa “exatamente nada”, ou seja, nem que o clube será campeão e até mesmo indica, de acordo com o retrospecto do campeonato por pontos corridos, que a equipe pode vir a ser rebaixada para a segunda divisão nacional.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJxWk1tZ2YxNSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Na primeira rodada do Brasileirão, o comentarista causou grande polêmica ao falar sobre o empate sem gols entre Santos e Fluminense, no Maracanã. Na ocasião, Kfouri se referiu ao time santista como “Ninguém FC”, em razão da fraca atuação da equipe no Rio de Janeiro. O comentário gerou indignação de torcedores e do próprio Santos, que recebeu apoio solidário de outras agremiações nas redes sociais.
“A liderança do Santos, de “Ninguém FC’ a líder do Campeonato Brasileiro, significa exatamente…nada. Mas é verdade que se for olhar para o copo meio cheio, você dirá: como nada? Tomou um ponto do Fluminense, que foi campeão carioca em cima do ‘poderoso’ Flamengo, tomou três pontos do Coritiba, que empatou com o ‘poderoso’ Atlético, e três do América-MG, que venceu o Atlético na Libertadores”, disse Kfouri em postagem do portal “UOL Esporte” na tarde desta segunda (25) no Twitter.
“Agora se você olhar retrospectivamente para a história do Campeonato Brasileiro em pontos corridos, você constatará que jamais quem liderou na terceira rodada foi campeão. E o que é pior: em algumas vezes, quem liderou na terceira rodada caiu para a Série B”, argumentou Juca. E acrescentou:
“Então, é como disse o próprio Bustos (Fabián Bustos, técnico do Santos), sem euforia, o campeonato é longo, tem muito ainda pela frente e nenhuma conclusão é possível de se chegar em três rodadas”.
Por outro lado, o jornalista elogiou o desempenho do Peixe neste início de competição, afirmando que ganhar sete de nove pontos disputados é um “alento” para um time ainda em formação, mas ressaltou que neste momento isso não significa “nenhuma vantagem”. Confira abaixo:
Liderança do SANTOS na terceira rodada significa exatamente nada, diz JUCA KFOURI#PossedeBola pic.twitter.com/W7I8TcWBqj
— UOL Esporte (@UOLEsporte) April 25, 2022
O próximo compromisso do Santos pelo Brasileirão é contra o rival São Paulo, em clássico que será realizado no estádio do Morumbi na semana que vem, na segunda-feira dia 2 de maio, às 20h00.
Antes, o Alvinegro Praiano visita o Chile nesta quinta (28) para enfrentar o Unión La Calera, às 21h30 (horário de Brasília), pela terceira rodada do Grupo C da Copa Sul-Americana. O Peixe é o vice-líder da chave com três pontos, um a menos que o próprio La Calera, o primeiro colocado.

