O Santos e os meninos da Vila possuem uma relação de amor desde os tempos de Pelé. A frase “a base vem forte”, no Santos, é quase que uma redundância. Atualmente, uma das principais promessas da base santista é o meia Matheus Lima, camisa 10 do sub-17.
Matheus estreou no último dia 16 no Paulistão sub-17. Em dois jogos, o meio-campista já marcou dois gols. Desde maio de 2019, ele já soma 54 partidas e 26 gols nas categorias de base do Peixe.
Recém completados 16 anos (fez aniversário em janeiro), o jogador pode agora assinar um contrato profissional com o clube. Porém, segundo apuração da Gazeta Esportiva, houve uma reunião na última sexta-feira entre clube e jogador, mas não chegaram a um acordo. Desde então, não houve mais conversas entre as partes.
O Santos teme perder o jogador para outro clube. O garoto, inclusive, está tirando passaporte italiano, o que facilitaria a transferência futura para algum clube europeu. Porém, de acordo com a Lei de Formação, Matheus Lima não poderia deixar o Santos para a Europa neste momento, apenas quando completar 18 anos.
Historicamente, o Santos é um clube que contrata pouco e investe bastante nas categorias de base. No time atual, isso não seria diferente. O Peixe tem em seu elenco diversos jogadores que vieram da base, como por exemplo o goleiro João Paulo, zagueiro Kaiky, lateral Lucas Pires, o meia Gabriel Pirani, os atacantes Ângelo e Marcos Leonardo, entre outros.
Com os meninos da Vila em campo, o Santos enfrenta amanhã (28), às 21h30, o Unión La Calera, pela terceira rodada da Copa Sul-Americana em jogo que vale a liderança do grupo C. o Santos soma 3 pontos. Já o adversário do Peixe, está na liderança com 4 pontos. No Brasileirão, o Santos é o líder da competição, com 7 pontos em três rodadas.

