Informações divulgadas por Rodrigo Mattos nesta segunda-feira (2) no UOL Esporte confirmam que a TV Globo tomou uma atitude histórica interessante para tentar levar os direitos dos próximos quatro anos de Conmebol Libertadores na TV Aberta.
De acordo com o colunista, a emissora garantiu na negociação de contrato com a Conmebol que irá exibir todos os patrocinadores da Copa Libertadores, além de transmitir os jogos com o sinal oficial da competição sem nenhuma alteração.
Esta é uma atitude histórica pois a TV Globo sempre negociou seus direitos com alguma alteração em relação aos sinais oficiais para exibir apenas patrocinadores próprios, ignorando assim as marcas oficiais das competições.
Na própria Copa Libertadores de 2019 (decidida entre River Plate e Flamengo) esta situação ocorreu e criou um desgaste entre a emissora e a Conmebol pois o Grupo Globo fez questão de receber um sinal “limpo” da competição em todos os jogos e fazer todas as inserções gráficas apenas para não exibir os patrocinadores oficiais. Além disso, as diversas críticas das equipes de transmissão à geração oficial de imagens também incomodava a Conmebol.
A negociação dos direitos da Libertadores está na segunda rodada e na TV Aberta estão sendo disputadas por TV Globo e SBT. As duas emissoras enviaram novas propostas na sexta-feira e o resultado deve sair até o final desta semana. Os direitos da Copa Sul-Americana também estão sendo negociados.
Porém, informações divulgadas primeiramente pelo Notícias da TV indicam que o SporTV já ficou de fora e não transmitirá a Copa Libertadores até pelo menos 2026. ESPN Brasil, Amazon Prime Video e Paramount (MTV) disputam os direitos de TV fechada.

