Sancionada em 2021, a Lei do Mandante já beneficiou Grupo Globo e o Brasileirão Série A. Pelo menos neste começo da edição 2022 do principal torneio de clubes do futebol brasileiro.
Isso porque as dez primeiras rodadas não têm apagões, ou seja, não apresentam jogos sem transmissão para o torcedor, seja pela televisão ou internet.
Recentemente, o Grupo Globo fez uso do dispositivo legal. Isso ocorreu em abril, na transmissão do jogo entre Athletico Paranaense e Flamengo, válido pela 3ª rodada do Brasileirão Série A.
Ao contrário dos outros 19 clubes, o Furacão decidiu não vender os direitos de pay-per-view para a emissora.
O clube tem exibido as partidas em casa no canal oficial, o Furacão TV, e negociado os direitos de transmissão com outros parceiros que trabalham na internet.
Histórico da Lei do Mandante e uso dela pela Globo
O dispositivo legal ganhou destaque em 2020, depois de que a alta cúpula do Flamengo liderada pelo presidente, Rodolfo Landim, se reuniu com o presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto em Brasília.
Após o encontro, Bolsonaro editou a Lei do Mandante em formato de medida provisória, na qual concedia, aos clubes, o direito de negociar a transmissão dos jogos em que fossem mandante para quais e quantos canais bem entenderem.
A Globo, inicialmente, aparentou resistir fazer uso da lei. Entre 2019 e 2021, os direitos de transmissão do Brasileirão Série A, para a TV Fechada, eram divididos entre a emissora e a empresa Warner Media (antiga Turner).
O cenário mudou em 2022. A WarnerMedia optou por romper os contratos após a medida provisória se transformar em lei por iniciativa do Congresso Nacional (resultado de ação dos clubes nos bastidores também).
Vale ressaltar que, após o retorno do monopólio, a Globo fez acordos e modificou compromissos com outros clubes. Com isso, ela pode exibir todas as partidas em casa dos times com os quais assinou contrato.
Por fim, a tendência é de que o canal exiba todos os jogos em que o Athletico Paranaense for visitante, mesmo sem ter acordo total com o clube.
Vejaos jogos do Brasileirão Série A que não serão exibidos na TV, conforme a tabela publicada pela CBF:
- Athletico 0-1 Atlético-MG (rodada 2)
- América-MG 1-0 Athletico (rodada 4)
- Athletico x Ceará (rodada 5)
- Athletico x Avaí (rodada 7)
- Athletico x Santos (rodada 9)
Assista alguns gols do torneio:
⚽️ Valeu, domingo! Emoção até o fim! Aperta o play pros gols…
📹 @canalpremiere pic.twitter.com/fQLLHEAtLA
— Brasileirão Assaí (@Brasileirao) May 2, 2022

