Nesta terça-feira (2), um brasileiro fez história na Canadian Football League (CFL). O Linebacker Ryan David Gomes foi selecionado na terceira escolha da segunda rodada do Draft Global da CFL, pelo Calgary Stampeders. Desse modo, ele tornou-se o primeiro brasileiro a ser escolhido no Global Draft da liga de futebol canadense.
Anteriormente, Gomes já havia assinado brevemente com o Ottawa Redblacks na temporada passada e participou do combine realizado pela liga. Neste ano, os treinamentos para novos jogadores internacionais da CFL foi realizado em 19 de fevereiro.
No final de 2021, o LB fez um combine da NFL feito no México, onde Leandro Santos recebeu uma oportunidade para integrar o NFL Undiscovered.
O Ryan Gomes nasceu em Charlotte, no estado da Carolina do Norte nos Estados Unidos, entretanto cresceu no Brasil. A sua experiência no futebol americano começou em 2016, no projeto BH Eagles. Posteriormente, foi para a equipe do SADA Cruzeiro no ano seguinte, conquistando o título nacional e, além disso, foi convocado para o Brasil Onças, a seleção brasileira de futebol americano. Então, em 2018, teve a sua primeira experiência internacional, após conseguir uma bolsa de estudos no México, atuando pelo time universitário Aztecas UDLAP. Por fim, retornou ao Brasil em 2018, para vestir a camisa do Galo FA.
Mais um brasileiros na CFL
Algumas escolhas depois, ainda na segunda rodada do CFL Global Draft, o Kicker Rafael Gaglianone, na oitava pick. Gaglianone se destacou por ter jogado futebol americano universitário na universidade do Wisconsin, entre 2014 e 2018. Em cinco temporadas, o jogador disputou 56 partidas, convertendo 216 de 218 extra-points e 70 de 92 field goals, totalizando aproveitamento de 76,1%.
Enfim, o jogador de linha ofensiva Otávio Amorim faz companhia a Gomes e Gaglianone. Amorim chegou a participar do programa International Player Pathway da NFL, no entanto não foi chamado para nenhum time da liga. Atualmente, ele faz parte do T-Rex, de Timbó-SC.

