As primeiras rodadas da fase de grupos da Libertadores foram marcadas negativamente por atos racistas hediondos cometidos nas arquibancadas. Foram cerca de 4 atos registrados nas partidas entre Universidad Católica vs Flamengo, Corinthians vs Boca Juniors, River Plate vs Fortaleza e Estudiantes vs Bragantino.
River Plate vs Fortaleza
Na partida envolvendo River Plate e Fortaleza no Estádio Monumental de Nuñéz, um torcedor da equipe portenha atirou bananas em direção a torcida cearense, realizando gestos no qual comparava os torcedores do Fortaleza a macacos. A CONMEBOL multou o River Plate em 150 mil reais. Os rojiblancos responderam suspendendo o torcedor (que é sócio do clube) por 6 meses.
A nova punição do Ministério de Justiça e Segurança da Cidade de Buenos Aires proíbe o torcedor de frequentar jogos na capital pelos próximos 48 meses.
Corinthians vs Boca Juniors
A partida entre Corinthians e Boca Juniors foi disputada na Neo Química Arena e contou com a vitória corintiana por 2 a 0.
No entanto, o jogo foi marcado por um torcedor do Boca Juniors que cometeu diversos gestos racistas, chamando os torcedores do Corinthians de macaco.
A polícia fez seu papel e o removeu imediatamente do estádio, apenas para vê-lo ser solto após pagar uma fiança de 3 mil reais.
Após pagar a fiança, o torcedor ainda debochou da justiça brasileira, postando um stories com os dizeres “aqui não acontece nada” e um emoji de macaco, repetindo a ofensa racista praticada no dia anterior.
Agora, não há mais motivos para risadas e deboches, já que a resolução da justiça argentina impede que ele frequente estádios em Buenos Aires pelos próximos 24 meses.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJoVUVpZTg4SiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

