O assunto da formação de uma liga brasileira de clubes vem dando o que falar nos últimos dias no país, com muita discussão e times adotando posturas e posicionamentos diferentes quanto ao assunto. O Botafogo, no entanto, tem tentado se manter ‘alheio’ às discussões.
Segundo o Lance!, o Glorioso ainda não se posicionou quanto aos dois lados da questão da criação da Liga. A equipe carioca não foi uma das que assinaram a criação da Libra, que reúne nove clubes na criação de uma entidade para reger a disputa do Campeonato Brasileiro. E também não se juntou ao grupo de 23 que decidiram se unir numa ‘contraproposta’ à organização.
Botafogo se mantém neutro sobre Liga, quer diálogo e revisão de valores | LANCE! https://t.co/uwJflW5iGS
— Sergio Santana (@sergiostn_) May 10, 2022
O Alvinegro faz parte de um ‘terceiro grupo’, este de oito times dentre os da Séries A e B que não escolheram nenhuma das posições sobre a criação da liga. No caso dos botafoguenses, a posição de ‘neutralidade’ é motivada por esperar a conclusão de toda a polêmica que gira em torno destas organizações antes de tomar sua decisão sobre qual lado ou não tomar nas discussões.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJVUjdZemY4UCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
O clube tem feito pedidos por ‘união’ entre os clubes que adotam lados opostos na formação da liga. O contato maior dos dirigentes do clube, embora não tenha assinado o acordo de criação, é com os times que foram a Libra, mas por outro lado, o Glorioso tem sido favorável ao diálogo entre as partes e buscando que os dois lados entrem em consenso. Mas no termo que tem dividido os clubes, já demonstrou opinião.
A divisão de valores entre os membros da Liga é um ponto ao qual o Botafogo admite querer rever com os criadores da liga. A proposta da Libra é de que a cota seja dividida com 40% divididos para todos os times de forma igual mais 60%, estes divididos em metades que contemplam desempenho esportivo e ‘engajamento’. O clube de General Severiano deseja que estes valores possam ser revistos pela Liga antes de se definir oficialmente sobre qual lado tomar.
O Botafogo é favorável à criação da Liga e tem sido representado nas negociações por Jorge Braga, CEO do clube. Mas tem demonstrado ‘não querer pressa’ para que a entidade saia do papel. Há a chance de que a posição botafoguense se torne mais clara na quinta-feira (12), quando os clubes se reunirão para discutir novamente o assunto.
Esclarecimento do Jorge Braga, no Instagram, sobre o posicionamento do Botafogo na criação da nova liga. pic.twitter.com/KsaIZRc1qG
— BFR Notícias ✪ (@NoticiasdoBFR) May 3, 2022

