Home Futebol Santos e Coritiba se enfrentam hoje pela Copa do Brasil; saiba tudo sobre o duelo decisivo

Santos e Coritiba se enfrentam hoje pela Copa do Brasil; saiba tudo sobre o duelo decisivo

Em vantagem, o Coxa encara o Peixe na Vila Belmiro em confronto que vale vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

É decisão! Nesta quinta (12), a partir das 21h30, o Santos recebe o Coritiba no estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. E aqui no Torcedores você confere todas as informações: como chegam as equipes, as prováveis escalações, quem leva a melhor no retrospecto do confronto, arbitragem, onde assistir ao vivo e muito mais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na primeira partida, disputada em abril no estádio Couto Pereira, em Curitiba, o time paranaense superou o Peixe pelo placar de 1 x 0, com gol do atacante Alef Manga marcado aos 23 minutos do primeiro tempo.

O destaque do jogo foi o goleiro santista João Paulo, autor de várias defesas importantes que impediram um marcador mais “elástico” a favor da equipe alviverde. Confira abaixo os melhores momentos:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ4NTFhVmpJYyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Como está a disputa?

Com o resultado do jogo de ida, o Coritiba se classifica para as oitavas de final da Copa do Brasil com mais um triunfo ou qualquer empate.

O Santos precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para avançar diretamente de fase no tempo regulamentar. Em caso de vitória dos donos da casa por um tento de vantagem, a definição da vaga será nas cobranças de penalidades.

PUBLICIDADE

O Coxa passou pelo Bahia de Feira e o Pouso Alegre, nas duas primeiras etapas da atual edição da Copa do Brasil, enquanto o Peixe superou Salgueiro-PE e Fluminense-PI.

PUBLICIDADE

Premiação do vencedor

A Copa do Brasil é a competição mais rentável para os clubes no calendário brasileiro. Quem passar da terceira fase irá receber da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) uma premiação de R$ 3 milhões. O campeão, que será conhecido no mês de outubro, poderá embolsar aproximadamente R$ 80 milhões.

Com a participação inicial de 92 clubes, as duas primeiras etapas do torneio nacional foram disputadas em partida única eliminatória. A partir da terceira fase, os confrontos são realizados em formato de mata-mata, com duelos de ida e volta.

Ingressaram na terceira fase o Bahia (campeão da Copa do Nordeste em 2021), o Remo (campeão da Copa Verde), o Botafogo (campeão da Série B do Brasileirão) e mais as equipes da Copa Libertadores da América de 2022 (PalmeirasAtlético-MGFlamengo, Fortaleza, Corinthians, Red Bull Bragantino, Fluminense, Athletico e América-MG).

Como chega o Santos?

O time comandado pelo técnico argentino Fabián Bustos, aos poucos, parece se afirmar na atual temporada e vem de duas vitórias consecutivas.

PUBLICIDADE

Na semana passada, após perder o clássico diante do rival São Paulo no Morumbi por 2 x 1, o Peixe jogou pela Copa Sul-Americana no estádio Olímpico Atahualpa, no Equador, e com uma formação alternativa venceu a Universidad Católica de Quito por 1 x 0, chegando ao segundo lugar do Grupo C com sete pontos, um a menos que o líder Unión La Calera, do Chile.

Pelo Campeonato Brasileiro, o Santos vem de goleada sobre o Cuiabá pelo placar de 4 x 1, na Vila Belmiro, em jogo da quinta rodada. A equipe alvinegra ocupa a vice-liderança da competição somando dez pontos, dois abaixo do Corinthians, o primeiro colocado.

E o Coritiba? Como vem?

A equipe treinada por Gustavo Morínigo tropeçou na rodada anterior do Brasileirão ao ser derrotada de virada diante do Avaí por 2 x 1, no estádio da Ressacada, em Florianópolis. O revés quebrou uma série invicta de três partidas, sendo duas vitórias e um empate.

Com 46% de aproveitamento, o Coritiba aparece exatamente no meio da tabela, na décima posição somando sete pontos, dois a menos que o Atlético-MG, que na sexta colocação fecha o grupo de classificação para a Copa Libertadores da América.

PUBLICIDADE

Abre aspas

“A partida (contra o Coritiba) vai ser muito difícil. Temos que buscar o resultado, estamos atrás e jogamos contra eles duas vezes recentemente. Conhecemos e sabemos que são bons, com muita intensidade (…) A Vila é a nossa casa, desde que começou o campeonato colocamos como objetivo ser forte em casa, sem ninguém levar pontos. Foi um propósito nosso, temos conseguido e precisamos continuar” (Rodrigo Fernández, volante uruguaio do Santos)

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJpYlFqOWxCMyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

 

“Não fizemos bem as coisas, nos deixamos manipular pelo rival. Tivemos algumas oportunidades que não pudemos completar. O empate e a virada vieram quando a bola era nossa (derrota por 2 x 1 para o Avaí pelo Brasileirão). O que nos resta é corrigir rapidamente, lamentamos a derrota muito, mas não temos tempo, porque já temos a Copa do Brasil” (Gustavo Morínigo, treinador do Coritiba)

PUBLICIDADE

Ingressos esgotados!

O Santos informou nesta quarta (11), por meio de seu site oficial, que estão esgotados os ingressos para o jogo decisivo contra o Coritiba, na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil.

Ainda segundo nota do clube, restam apenas poucos bilhetes para o setor PMR (Pessoa com Mobilidade Reduzida), com acesso através do Memorial das Conquistas. Proprietários de cadeiras cativas e camarotes não precisam reservar ou comprar ingresso. Basta apresentar o cartão na catraca do setor para acessar o estádio.

Santos x Coritiba: prováveis escalações

Santos: João Paulo, Madson, Emiliano Velázquez, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Vinícius Zanocelo, Léo Baptistão e Jhojan Julio; Ricardo Goulart e Marcos Leonardo (treinador: Fabián Bustos)

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJBZmZRVkZ3VCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

 

Coritiba: Alex Muralha, Matheus Alexandre, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Willian Farias, Val, Andrey e Robinho; Alef Manga e Léo Gamalho (treinador: Gustavo Morínigo)

Santos x Coritiba: quem mais venceu?

Três dias antes do jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, em 17 de abril deste ano, Santos e Coritiba se enfrentaram pela segunda rodada do Brasileirão, na Vila Belmiro, e os alvinegros venceram por 2 x 1. Léo Baptistão e Henrique (contra) balançaram as redes para o Peixe, enquanto Léo Gamalho, em cobrança de pênalti, descontou para os visitantes.

Os dois clubes já estiveram em campo frente a frente em 55 oportunidades e o retrospecto é bastante favorável ao Santos, que venceu 30 vezes contra 15 triunfos da equipe alviverde, mais dez partidas que terminaram com igualdade no marcador.

PUBLICIDADE

O Peixe assinalou 93 gols sobre o Coxa e sofreu 63, somando um saldo positivo de 30 tentos.

O marcador mais expressivo a favor do Santos é de 4 x 0 e aconteceu em duas ocasiões, pelo Brasileirão de 2003 (fora de casa) e o Brasileirão de 2009 (em casa). O Coritiba aplicou a maior goleada diante do Peixe no Brasileirão de 2008, no estádio Couto Pereira: 5 x 1.

Onde assistir Santos x Coritiba ao vivo

O segundo e decisivo duelo da terceira fase da Copa do Brasil será transmitido ao vivo e com exclusividade para todo o país pelo Prime Video (Amazon Prime Video), que é uma plataforma de streaming compatível com dispositivos Android, iPhone (iOS) e navegadores de internet.

Basta acessar o site oficial ou aplicativo do Prime Video pelo celular, tablet, computador, Smart TV, consoles de videogame (PlayStation e Xbox) ou Chromecast e preencher com os dados do cadastro para acompanhar Santos x Coritiba. A exibição da partida pelo canal não terá custos adicionais para os assinantes do serviço online de filmes e séries.

PUBLICIDADE

Arbitragem

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA)
Quarto árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)

Vale lembrar que entre a primeira e a terceira fase da Copa do Brasil, os jogos não contam com auxílio do VAR (sistema de arbitragem de vídeo).

Better Collective