Ainda que a SAF tenha trazido um futuro de sonhos para o Botafogo, ainda alguns problemas antigos podem incomodar o clube. Um deles tem a ver com o fato de que o balanço financeiro consolidado de 2021 ainda não ter sido divulgado.
De acordo com informação do GE, o Conselho Diretor do clube associação civil recebeu notificação do Conselho Deliberativo sobre a não entrega do balanço financeiro de 2021 do Glorioso no prazo devido. O Conselho Fiscal do clube teria demandado vários documentos dos dirigentes do clube que não teriam sido entregues até o momento.
BATEDORES…Ops, BASTIDORES NO AR 😅🎥🔛
Confira tudo que rolou na classificação do Botafogo na Copa do Brasil: https://t.co/pC3weiU1TC#VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/GzQaNnRjVg
— Botafogo F.R. (@Botafogo) May 13, 2022
Dentre estes documentos, além do balanço de 2021, também não há a divulgação desde fevereiro dos balancetes mensais das finanças do clube. Documentos e informações sobre dados financeiros botafoguenses também não teriam sido entregues ao órgão, estes por recusa da diretoria e há a acusação de limitação do uso do sistema informatizado de acesso às finanças.
Já houve em abril um primeiro alerta do colegiado em abril e um mais recente. Por conta dos atrasos dos balanços mensais, há a chance de que haja uma ‘intervenção’, que significaria a limitação da autonomia do Conselho Diretor e de seus membros de firmar contratos e acordos pertinentes ao Botafogo. Tal suspensão está prevista num dos artigos do estatuto do Botafogo.
Vinícius Assumpção, vice-presidente geral e financeiro do Glorioso, deu sua justificativa quanto aos atrasos da diretoria em divulgar os números dos balanços do Glorioso. Segundo o dirigente, o processo para constituir e vender a SAF para John Textor acabou atrasando a entrega ao Conselho Fiscal da contabilidade. Mas garantiu que já serão disponibilizados.
“A gente precisava conhecer melhor como iria funcionar tudo. Tivemos que separar contas e funcionários, mas hoje a gente entregou um trabalho com mais qualidade, que não se vê há muito tempo no clube na parte social. Entregamos o orçamento de 2022, as demonstrações financeiras de 2021, o plano de metas. Só está faltando o balancete a Cia. Botafogo, que está esperando o ok da auditoria. Até o fim da próxima semana, estará tudo resolvido”, declarou Assumpção.
A data-limite para que o Conselho Diretor divulgue os balanços financeiros para os órgãos devidos é quarta-feira (19).

