Home Futebol Diretoria do Botafogo atrasa divulgação de balanço de 2021

Diretoria do Botafogo atrasa divulgação de balanço de 2021

Divulgação de balancetes mensais também não acontece desde fevereiro; estatuto do Glorioso aponta risco de intervenção de Conselho

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Ainda que a SAF tenha trazido um futuro de sonhos para o Botafogo, ainda alguns problemas antigos podem incomodar o clube. Um deles tem a ver com o fato de que o balanço financeiro consolidado de 2021 ainda não ter sido divulgado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com informação do GE, o Conselho Diretor do clube associação civil recebeu notificação do Conselho Deliberativo sobre a não entrega do balanço financeiro de 2021 do Glorioso no prazo devido. O Conselho Fiscal do clube teria demandado vários documentos dos dirigentes do clube que não teriam sido entregues até o momento.

PUBLICIDADE

Dentre estes documentos, além do balanço de 2021, também não há a divulgação desde fevereiro dos balancetes mensais das finanças do clube. Documentos e informações sobre dados financeiros botafoguenses também não teriam sido entregues ao órgão, estes por recusa da diretoria e há a acusação de limitação do uso do sistema informatizado de acesso às finanças.

PUBLICIDADE

Já houve em abril um primeiro alerta do colegiado em abril e um mais recente. Por conta dos atrasos dos balanços mensais, há a chance de que haja uma ‘intervenção’, que significaria a limitação da autonomia do Conselho Diretor e de seus membros de firmar contratos e acordos pertinentes ao Botafogo. Tal suspensão está prevista num dos artigos do estatuto do Botafogo.

Vinícius Assumpção, vice-presidente geral e financeiro do Glorioso, deu sua justificativa quanto aos atrasos da diretoria em divulgar os números dos balanços do Glorioso. Segundo o dirigente, o processo para constituir e vender a SAF para John Textor acabou atrasando a entrega ao Conselho Fiscal da contabilidade. Mas garantiu que já serão disponibilizados.

“A gente precisava conhecer melhor como iria funcionar tudo. Tivemos que separar contas e funcionários, mas hoje a gente entregou um trabalho com mais qualidade, que não se vê há muito tempo no clube na parte social. Entregamos o orçamento de 2022, as demonstrações financeiras de 2021, o plano de metas. Só está faltando o balancete a Cia. Botafogo, que está esperando o ok da auditoria. Até o fim da próxima semana, estará tudo resolvido”, declarou Assumpção.

A data-limite para que o Conselho Diretor divulgue os balanços financeiros para os órgãos devidos é quarta-feira (19).

PUBLICIDADE
Better Collective