Home Futebol Santos defende marca de invencibilidade contra chilenos

Santos defende marca de invencibilidade contra chilenos

O time da Vila Belmiro nunca foi derrotado por adversários chilenos jogando em Santos e procura defender essa marca na quarta-feira

Matheus del Lizardo
Colaborador do Torcedores

 

PUBLICIDADE

Nessa quarta-feira (18), o Peixe vai entrar em campo contra a Unión La Calera às 21:30 (horário de Brasília). O jogo válido pela quinta rodada do grupo C do campeonato Sul-Americano será de grande importância para o Santos. O time de Fabián Bustos não só irá brigar pela liderança, mas também irá defender uma marca histórica. Já que o Santos jamais foi derrotado por times chilenos jogando no Brasil.

Ao todo, foram disputadas 5 partidas contra chilenos em solo brasileiro, e o Peixe tem 100% de aproveitamento. Nessas cinco vitórias, o Santos balançou as redes de times do Chile 10 vezes, e sofreu apenas dois gols.

PUBLICIDADE

Santos contra adversários chilenos

A primeira partida do Santos contra um time do Chile em solo brasileiro foi contra a Universidad Católica. O jogo foi pela Libertadores de 1962, e o time santista venceu por 1 a 0, com gol marcado por Zito. Já a segunda vez foi em 1965, também pela Libertadores, mas dessa vez o adversário foi o Universidad de Chile. A vitória também de 1 a 0 no Pacaembu dessa vez foi anotado pelo Rei Pelé.

Já o terceiro encontro demorou nada menos que 40 anos para acontecer, mas em 2005 outro chileno visitou o Santos. O jogo na Vila Belmiro foi novamente contra o Universidad de Chile, e o Peixe goleou por 3 a 0. Quem marcou nessa partida foi o lateral Flávio, além de dois de Robinho. O quarto encontro aconteceu em 2011, ano em que o Santos conquistou o tricampeonato da Libertadores.

O adversário foi o Colo-Colo, o jogo na Vila Belmiro terminou em 3 a 2 para o time comandado por Muricy Ramalho. Elano, Neymar e Danilo balançaram as redes na goleada, já os do Colo-Colo por Diego Rubio e Patricio Jerez. Justamente os dois únicos gols que o Santos sofreu de chilenos no Brasil. Mas o jogo ficou marcado pela comemoração de Neymar, que vestiu uma máscara de si mesmo ao contrário. Em decorrência disso, foi expulso pelo arbitro da partida.

Já o quinto e último encontro até o momento entre o Santos e times chilenos aconteceu na Recopa de 2012. Pela terceira vez o adversário foi a Universidad de Chile, e o jogo foi justamente a final do campeonato. Na ocasião, o Santos bateu por 2 a 0 e sagrou-se campeão em cima dos chilenos. Bruno Rodrigo e Neymar marcaram os gols do Peixe nessa ocasião.

PUBLICIDADE

Santos na Sul-Americana

Agora o Santos terá seu sexto confronto contra um time chileno em solo brasileiro, mas não terá tarefa fácil. Em caso de vitória o Peixe assume a liderança do grupo C e chega a dez pontos. Já o Unión La Calera está com 8 pontos e atualmente lidera o grupo, com apenas um ponto a frente do Santos. Que terá como próximo adversário na Sul-Americana o time do Banfield, também na Vila Belmiro. Mas durante esses dois jogos o time de Bustos enfrentará o Ceará pelo Campeonato Brasileiro, em casa, no dia 21.

 

Leia também: